Menino não Entra

Meu irmão pega no meu pé

A  A  A     

20 de setembro de 2005

Quem tem um irmão ou irmã tem a chance de criar uma grande amizade dentro de casa, não é mesmo? Com absoluta certeza, mas algumas vezes esse relacionamento pode trazer problemas e chateação para você e seus pais. É o que acontece quando os irmãos brigam.

Desentendimentos são comuns e acontecem em qualquer família ou grupo de amigos. Depois de resolvidos, servem mostrar como aquela outra pessoa é importante, além de fazer com que você veja onde pode ter errado ao lidar com ela. Porém, quando as brigas entre irmão se tornam freqüentes, é hora de parar e pensar no que está errado.

Um dos motivos principais é uma rivalidade criada. A irmã menor recebe mais atenção ou carinho dos pais e logo a mais velha começa a pegar no pé dela, implicando e fazendo coisas que ela não gosta. Ou então acontece o contrário: a pequena, enciumada com a maior liberdade que a mais velha tem, passa a chorar à toa ou culpa a irmã por alguma briga ocorrida.

Quando um irmão pega no pé do outro, pode ter certeza: a casa vai ter brigas freqüentes. Então, é hora de entender o problema e tentar mudá-lo. Aqui, vamos tratá-lo sempre como “irmão”, mas na verdade ele também pode ser uma menina, combinado?

O irmão pega no seu pé

Se você é mais velha, as razões para sofrer a “perseguição” podem ser muitas. A primeira delas, é uma ponta de ciúmes. O mais novo pode se sentir inferiorizado porque ainda não pode brincar sozinho em alguns lugares, ficar acordado até tarde ou sair com os amiguinhos. Aí, a única saída que vê é implicar com você. Falar mal de suas roupas, da música que você ouve e até dizer que você está um pouco gordinha!

Respondendo ou ficando irritada, você estará entrando no jogo dele: se começar uma discussão, ele provavelmente começará a chorar e dirá a seus pais que você começou e ainda o xingou. Na dúvida, eles sempre ficarão do lado mais fraco, não é? A solução é tentar mostrar ao mais novo que você tem alguns privilégios por causa da idade, e quando ele chegar até ela, também poderá fazer muitas coisas novas.

Quando nem as conversas entre vocês adiantarem, mostre a seus pais o problema e diga o que já tentou fazer para acabar com ele. Além disso, não estimule nenhum tipo de sentimento ruim em seu irmão menor. Vocês dois sairão perdendo, acredite!

Você pega no pé do seu irmão

Esta situação acontece e muitas vezes nós nem percebemos. Quem tem um irmão mais novo certamente vai se lembrar de alguma ocasião em que implicou ou fez brincadeiras desagradáveis com ele. En muitos casos fazemos isso para provar para nós mesmos que somos superiores, como se isso valesse alguma coisa. A primeira coisa a fazer é lembrar que um irmão é uma das coisas mais importantes que podemos ter na vida. Um amigo do peito, que vai estar sempre a seu lado quando você precisar, isso vai acontecer na adolescência e na vida adulta!

Não desperdice esta chance, se você tem este problema em casa, é hora de acabar com ele. Seu irmão ficará mais feliz e seus pais orgulhosos de vocês dois!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar