Menino não Entra

Qual a sua fruta favorita?

A  A  A     

10 de junho de 2015

Em suco, picadinha, misturada com cereal ou direto do pé. Comer frutas é sempre uma delícia, e o melhor de tudo: faz um bem danado à saúde!

Você sabe dizer qual é a sua favorita? Aqui no Brasil temos a facilidade de conseguir plantar frutas de diferentes climas, desde o tropical até o temperado. É por isso que somos o maior exportador de laranja, limão e mamão do mundo. Quer uma prova? Basta ir a alguma feira livre ou à seção de frutas dos supermercados e comprovar a grande variedade disponível.

Nem todo mundo conhece essa diversidade e acaba se limitando a bananas, laranjas e maçãs no dia a dia. Vamos descobrir algumas outras e suas principais características! Todo mundo conhece a laranja como um ótimo remédio contra gripes e resfriados, sabe por quê? Ela é rica em vitamina C, que ajuda nosso corpo a se proteger de infecções e reforças as suas defesas. A fruta é muito comum em todo o país e é usada em principalmente em sucos e bolos, inclusive com a casca! Há muitos tipos: laranja-lima, laranja da terra, laranja-pêra, laranja-seleta, por exemplo.

A acerola é outra fruta também ácida e com grande quantidade de vitamina C, além das vitaminas A, B1, B2 e B3. Os pés precisam de muito sol para crescer bem, por isso ela é bastante cultivada no Nordeste do país.

Quem também é rico em vitamina C é o caju. Aqui aparece uma curiosidade interessante: o fruto é na verdade a castanha, e a parte chamada por todos de fruta e vendida nas feiras é chamado de pseudofruto. Os dois aparecem na mesa do brasileiro de vária formas, seja como aperitivo, recheio, cobertura ou ingrediente principal em receitas. Os estados do norte e nordeste se destacam na produção, em especial o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Um ditado nos Estados Unidos lembra que uma maçã por dia é a fórmula para manter as doenças longe, e sem exageros, há muita verdade aí. A fruta tem vitaminas (B1,B2) que ajudam no sistema nervoso, Ferro, e Fósforo, importante para os dentes e ossos. O ideal é comê-la com casca, mas é preciso lavar bem antes para evitar eventuais agrotóxicos e outros conservantes.

Uma frutinha roxa e curiosa saiu do Norte e apareceu em todo o país. O açaí é muito comum no Pará, onde é consumido como pirão ou batido com farinha em suco, por exemplo. No resto do país ele tem a polpa servida gelada e batida, quase como um sorvete, e misturado com granola e frutas.

Frita, à milanesa, assada, crua ou cozida: como você gosta de comer banana? Essa é uma das frutas mais conhecidas e uma das primeiras a serem oferecidas aos bebês, principalmente porque é doce e macia. A banana é rica em fibras e potássio (ótimo para esportistas), e pode ser encontrada em vários tipos, como banana-nanica, da terra, d'água, prata e maçã. Experimente a vitamina com aveia, fica uma delícia!

Muitas das frutas cultivadas em nosso país vieram de longe, caso da manga. Originária da Ásia, ela se adaptou bem à temperatura e à terra brasileira e hoje está presente em todo o território nacional onde faça calor na maior parte do tempo, em diversos tipos com nomes engraçados: Tommy, Palmer e Haden, por exemplo. É ótima em sucos, sobremesas, saladas ou saída direto do pé, comida com as mãos para se lambuzar sem maiores problemas!

A melancia também veio de fora, da África, durante a época da escravidão, e ganhou quase todo o território brasileiro.  É uma fruta curiosa, pelo tamanho e por ser verde por fora e muito vermelha por dentro, o que chama a atenção das crianças. Ela é 90% composta de água, tem muitos nutrientes e é bem doce.

Estes são apenas alguns exemplos, há outras menos conhecidas e também deliciosas como graviola, lichia e kiwi. Para completar, que tal experimentar uma salada de frutas com laranja, mamão, maçã, banana e uva? Delícia!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões