Menino não Entra

Fuja do mau hálito!

A  A  A     

 

Como se livrar da halitose

Você sabia que o mau hálito é um problema mais comum do que se imagina? Segundo os médicos, mais de 60% da população no mundo todo tem ou já teve o problema, que é chamado por eles de Halitose. Se você está  sofrendo com o problema, não precisa se esconder. Bastam alguns cuidados com  a sua alimentação e com a higiene da boca para você se livrar do mau hálito rapidinho!

Bactéria? O que é isso?

Ninguém gosta de ficar perto quando a outra pessoa tem aquele "bafão". Também não é nada bom ouvir que você tem mau hálito. Dependendo do grau do problema ele incomoda até quem está à distância, através da respiração! O mau hálito não é uma doença, é sinal de que alguma coisa está errada: pode ser falta de cuidados com a boca, feridas ou doenças como diabetes e alergias. Mas, na maioria dos casos, acontece por causa dos resíduos dos alimentos que comemos durante o dia.

Todo o restinho dos alimentos que comemos permanece na nossa boca  quando não escovamos os dentes direito ou deixamos de escová-los. As  bactérias que vivem na nossa boca comem esse restinho de comida. Como essa bactéria fermenta, ela acaba gerando um gás sulfúreo, o mesmo do ovo  podre. Nojento,não é?

Saliva ajuda a matar as bactérias

Essas bactérias gostam de ficar na parte anterior da língua, criando  aquele muco esbranquiçado que vemos quando acordamos de manhã e que é chamado de saburra. Para nossa sorte, a saliva que é produzida na nossa  boca ajuda a combater essa bactéria. Isso porque a bactéria da boca é  anaeróbica, ou seja, gosta de viver em lugares com pouco ou nenhum oxigênio. E a nossa saliva tem oxigênio demais, o que mata a bactéria! 

O problema é que algumas bactérias ficam escondidas em lugares sem oxigênio na boca. Isso acontece principalmente durante a noite quando as  glândulas que produzem a saliva diminuem a quantidade dela na nossa boca. É aí que as bactérias aproveitam para se multiplicar e ficamos com aquele bafo da manhã. 

Se o mau cheiro se tornar muito comum você pode não estar cuidando direitinho da higiene da sua boca. Ou ainda pode haver alguma alteração na quantidade ou na qualidade da saliva. Nesses casos, as pessoas sentem um gosto ruim e uma ardência na boca.

Alimentos picantes

Alguns alimentos podem ajudar a causar o cheirinho ruim. É o caso das frituras e dos frios como a mortadela e o salaminho. Depois de comer molhos picantes e alimentos como cebola e alho o cheiro também pode continuar na nossa boca mesmo depois de escovar os dentes.

É que esses  alimentos têm substâncias com cheiro tão forte que entram no sangue, vão para o pulmão e o odor acaba saindo pela boca e nariz! Se você comer todos os dias esses alimentos e não escovar direitinho os dentes, o mau hálito vai se instalar e virar um problema!

Sai pra lá, mau hálito!

A dentista Andréia Batista dá dicas para você estar sempre com o hálito bom:

- Escove os dentes sempre que puder, principalmente depois de comer alguma coisa, mesmo que seja só uma balinha. É importante escovar os dentes com uma escova macia e sem pressa. Não deixe de escovar a parte de cima da língua e a gengiva, onde as bactérias adoram ficar!

- Passe sempre fio dental entre todos os dentes e depois bocheche com algum anti-séptico.

- Não fique muito tempo sem comer. É bom estar sempre mastigando alguma coisa mesmo que seja um chiclete diet, porque isso vai estimular você a produzir saliva. Afinal, a saliva mata as malditas bactérias! 

- Mastigue bastante durante as refeições. Evite comer correndo e engolir direto os alimentos! 

- Mesmo que você não goste muito, coma frutas, verduras, cereais e outros alimentos com fibras. Eles ajudam a limpar a parte dos dentes que ficam escondidinhos. Evite comer alimentos muito picantes, frituras, frios como o salaminho e beber café.

- Beba muita água ao longo do dia.

- E vá ao dentista pelo menos duas vezes por ano!

Curiosidade

Você sabia que desde que o mundo é mundo as pessoas se queixam de mau hálito? Há mais de 3 mil anos, os gregos já recomendavam um bochecho de  vinho com ervas aromáticas para melhorar o hálito. E um jovem fabricante de cosméticos, em Roma, ficou riquíssimo quando inventou uma essência de hortelã que era usada para bochechar!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões