Menino não Entra

Emprestar ou não emprestar?

Será que volta inteiro?

A  A  A     

 

Quem não tem suas preferências em relação a amigos e até coisas? Algumas dessas preferências mudam com o tempo, mas enquanto o coração bate por elas não queremos perdê-las.  Nem os amigos nem os objetos que valorizamos, tipo o pôster ou o CD  da banda preferida, o game que amamos jogar, aquela roupa chocante, um livro especial ou mesmo os cadernos de apontamento da escola, que cuidamos com o maior zelo!

Complicado é quando tudo se mistura: o(a) melhor amigo(a) pede emprestado exatamente aquele objeto preferido!! O que fazer??? Arriscar perder o amigo, não emprestando? Ou arriscar perder o amigo e o objeto, emprestando??



Cenário 1

Você emprestou o CD autografado pelo seu astro favorito para sua amiga do peito. Como podia não emprestar? Ela jurou que teria o maior cuidado. Semanas depois, ela andava meio esquisita até que veio a má notícia. O irmãozinho dela, aquele fofo que você também curte,  rasgou a capa (com autógrafo!!!!!) e arranhou o CD!!!!! Ela está tentando comprar outro para lhe devolver, por isso anda tão estranha, fugindo de você.  Ah, o autógrafo ficou irrecuperável....

Indignada, você chora, diz que ela foi descuidada, pensa em terminar a amizade..., mas , afinal,  ela não foi a única responsável pela perda irreparável. Ao emprestar, você sabia que corria algum risco...e mesmo assim, concordou! 

Cenário 2

Você leva aquele game que ganhou no Natal para a casa de um amigo onde tem uma galera esperando para jogar. Legal, a farra está boa mas você precisa sair antes dos outros e começa aquele chororô porque vão ter de parar de jogar. Então todos pressionam você para deixar o game lá e pegar depois, no dia seguinte. Que situação! 

Além de você gostar muiiito desse jogo, ter esperado um tempão para ganhá-lo de presente, ele foi bastante caro e seus pais ficariam muito bravos se algo acontecesse com o brinquedo!! É claro que pode acontecer até com você presente, mas é diferente. Você vai saber exatamente como aconteceu e se, em algum momento, notasse alguma falta de cuidado, poderia reclamar, chamar a atenção, cobrar mais cautela... 

O que fazer?? Render-se à pressão dos amigos para eles não ficarem chateados com você e até brigados, quem sabe, ou emprestar o jogo, embora você saia preocupado e talvez nem consiga prestar atenção direito na aula que vai assistir?

Nessas horas uma boa maneira de se manter firme no “não” é dizer a verdade. Se você chegar em casa sem o jogo, seus pais vão brigar com você, então não dá! Afinal todos sabem bem o que é isso! 

Claro que há a possibilidade de emprestar e não ter qualquer problema. Mas o risco existe! Quando você empresta não pode ignorá-lo. Se a perda ou a inutilização do objeto vai deixar você muito abalado a ponto de perder o amigo também, seja firme e não empreste! 


 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões