Menino não Entra

Ah, que raaaiiiva!

Ficar com raiva é muito comum e pode ser saudável às vezes.

A  A  A     

 

Você já sentiu raiva? Provavelmente a resposta é sim, como naquela vez que sua amiga “entregou” um segredo seu que só ela sabia, seu time perdeu o campeonato no último minuto, alguém quebrou seu brinquedo favorito ou sua professora lhe deu uma bronca na frente dos colegas de sala.

Ficar com raiva é muito comum e pode ser saudável às vezes. A grande dificuldade é saber como lidar com este sentimento sem deixar que ele se transforme em um perigo. Pense em quantas brigas aconteceram por causa da raiva, em quantos namoros e amizades já foram terminados também por conta dela... Pois é, você não gostaria de estar nestas situações, não é mesmo? Então a melhor dica é entender o que é a raiva e como trabalhar para que ela o ajude.

O que é a raiva?

Ela é um sentimento que atinge desde crianças até adultos, e é perfeitamente compreensível, assim como o medo, o ciúme e a inveja, que às vezes aparecem em nossas vidas. Algumas pessoas sabem lidar melhor com a raiva, enquanto outras perdem a razão e querem brigar por qualquer motivo. Estes são os chamados “pavios curtos”.

Você pode se sentir com raiva em várias situações diferentes, como aquelas citadas no início do texto ou simplesmente porque acordou em um dia ruim e está sem paciência. Nem sempre ela é ruim. Quando somos tratados injustamente (quando você recebe uma bronca por alguma coisa que não fez), a raiva nos fortalece e ajuda a tomar atitudes para sair daquela situação (conversar com a pessoa que o acusou, por exemplo).

O que fazer com a raiva?

Existem vários jeitos de agir quando ficar nervoso. Guardar a raiva ou tentar segurá-la nem sempre é a melhor saída. Você pode ficar com dores de cabeça e até sentir uma queimação no estômago quando a raiva é muito forte. Também pode pintar uma vontade muito grande de chorar, o que é bom e nem de longe é sinal de fraqueza. Chorar pode liberar aquele aperto no peito e diminuir um pouco a raiva.

Portanto, deixe ela sair e libere suas emoções, sempre lembrando que a raiva deve ser posta para fora de maneira saudável, para que você e outras pessoas não se machuquem. Veja algumas dicas:

- Jogue um vídeo game divertido.
- Converse com um amigo de sua confiança e explique o que está acontecendo
- Dê algumas batidas no travesseiro. Além dele não sentir dor, você também vai extravasar sua raiva de maneira saudável.
- Ouça sua música favorita no rádio e cante junto com ela
- Tente fazer um desenho ou colagem com o motivo de sua raiva. Acredite, isso ajuda a diminuí-la.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões