Menino não Entra

Os desafios dos Quebra-cabeças

Diversão em família

A  A  A     

 

Nestes tempos de Internet e videogames, os antigos jogos de tabuleiro ficam um pouco esquecidos e já não atraem tanto a atenção das crianças. Hoje eles saem do armário apenas em viagens ou reuniões de família, quando os vários primos ou irmãos aparecem para brincar. Desta forma,a brincadeira fica mais divertida e todos podem participar, inclusive os pais, que ainda não estão por dentro das novidades dos games.

 

Entre estes jogos, os quebra-cabeças são um passatempo duradouro e ótimo para desenvolver o raciocínio e a memória nas crianças. Tentar identificar peças semelhantes, encaixá-las umas nas outras e separá-las de acordo com a ilustração é um desafio interessante e inspirador. Pode ter certeza que o tempo gasto nessa brincadeira,além de divertido, é importante para desenvolver sua inteligência!

E quem nunca brincou com um? Desde aqueles mais simples, com 6 peças grandes e desenhos infantis, até os mais complexos com mais de 500 pecinhas, os quebra-cabeças sempre fizeram parte da nossa vida. E não pense que este brinquedo é uma exclusividade dos meninos:pelo contrário, como são mais organizadas e pacientes que os garotos, as meninas podem dar um banho neles quando resolvem realmente montar um.

Que modelo devo escolher?

Toda caixa de quebra-cabeças traz informações para ajudá-la na decisão, como a idade indicada para usá-lo e o número de peças. Á medida que você vai progredindo e conseguindo montar mais facilmente sua ilustração, pode pensar em pular para um modelo para avançado, sem se preocupar com a idade. Na verdade, ela serve apenas para que uma criança de 5 anos, por exemplo, não ganhe um com 500 peças e um desenho difícil de entender.

Por falar nisso, este também é um tema que merece atenção na hora de decidir: paisagens com neve, céu azul ou grandes florestas podem levar mais tempo para ficar prontas, já que existem várias peças muito semelhantes entre si. A dificuldade é muito maior, e para algumas pessoas esta é a grande diversão do jogo. Mas existe o outro grupo, que pensa bem diferente: para muita gente é uma verdadeira chateação ficar catando dezenas de pecinhas brancas para chegar até o desenho de uma nuvem, por exemplo. Se você é uma delas, opte pelos cenários mais coloridos.

Novos modelos trazem desafios a mais

Os novos modelos de quebra-cabeças trazem ainda mais desafios para quem tenta montá-los. Se já era difícil terminar aqueles planos, feitos horizontalmente em cima da mesa, imagine a dificuldade para erguer um que seja em três dimensões! Isso mesmo, os puzzles 3-D, como são chamados, podem se tornar uma grande dor de cabeça se não houver um mínimo de organização para montá-los.

Já existem no mercado modelos com réplicas de automóveis famosos, monumentos históricos pelo mundo e até das cidades inspiradas no livro O Senhor dos Anéis, idênticas às que apareceram nos cinemas.

Cubo mágico também quebra cabeças...

Muito conhecido nos anos 80, o cubo mágico voltou a ficar na moda com a sessão de flash backs que resgata as principais músicas, manias e brincadeiras que fizeram sucesso naqueles anos. O objetivo é colocar as peças iguais no mesmo lado do cubo, fazendo com que cada um deles tenha apenas uma cor. Para isso, é preciso girar as camadas e ir mudando as peças de posição até atingir seu objetivo.

Dicas para aproveitar melhor a brincadeira

- Procure sempre montar o quebra-cabeças com a companhia de alguém. É muito mais divertido!

- Comece separando as peças que sejam retas em pelo menos um dos lados. As quatro que têm dois lados retos ficam nos cantos do desenho, uma em cada um deles.

- Se o desenho é grande e exige mais de um dia de montagem, reserve um cantinho de sua casa para ele: pode ser no seu quarto, na mesa da sala (se ela não é usada para refeições) e peça para que ninguém mexa nele para não desarrumá-lo.

Links relacionados:

Vários quebra-cabeças online



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões