Menina não Entra

Origamis

Como criar formas incríveis em papel?

A  A  A     

10 de março de 2010

Origami é o nome da técnica japonesa que consiste em criar formas a partir da dobra de papéis. Estas dobras têm diferentes graus de dificuldade, desde as mais básicas até outras criações complexas, envolvendo mais de um formato e com diversas cores e texturas. Ao contrário do que se pensa, no Japão é comum a utilização de tesouras e outros instrumentos cortantes, permitindo mais possibilidades de criação.

Aqui no Brasil, geralmente o primeiro contato das crianças com os origamis acontece através dos aviõezinhos ou dos barquinhos feitos em papel. São dobraduras simples mas que trazem formas interessantes e que funcionam. Algumas dos aviões conseguem realmente planar por um tempo bastante longo!

Mas nem só de pequenas dobras e papel branco vivem os origamis. Quem domina a técnica já pode pensar em vôos mais ousados e misturas novas texturas, cores e tentar montar formas diferentes. Conheça abaixo dos tipos complexos de dobraduras.

Origami arquitetônico

Feito a partir de papel-cartão (mais grosso e resistente), o origami arquitetônico é a reprodução em três dimensões de objetos, edifícios e figuras geométricas em escalas variadas. A partir de cortes e deobras no papel, cria-se cenários que parecem "saltar" do papel e trazem uma incrível demonstração de precisão.

Origami modular

Esta técnica pode ser considerada como um módulo avançado de origami. Ela usa múltiplos módulos interligados para formar uma peça maior, um grande modelo. Cada um dos módulos é feito com uma folha de papel separada, sendo para isso necessário usar 3 ou 4 delas, no mínimo.

A maior parte dos modelos é presa através de abas ou pontas, ou então com pequenas peças de papel usadas exatamente para ligar as unidades. O resultado final é impressionante e é difícil acreditar que os objetos são feitos apenas com papéis dobrados. Veja um exemplo na foto abaixo e confira outras fotos nos links ao final do artigo.

Uma ajudinha da informática!

Computadores e origami estão em mundo muito distantes. Mas a informática pode nos ajudar a criar algumas peças bem legais! O programa Paper Folding 3D  traz alguns modelos prontos, bastando imprimir e dobrar nas linhas indicadas para completar seu origami. Como tem desenhos coloridos, você já ganha idéias para as cores de papel que vai utilizar. Tem raposa, elefante,cavalo... 

Nos sites abaixo você encontra vários exemplos de formas para tentar montar. Divirta-se!

Dicas para um bom Origami
Vários diagramas de origamis prontos (em inglês)
 

Vídeos explicativos no Youtube:

Tiranossauro
Coração
Flor



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar