Menina não Entra

Mau humor

Cuidado, ele pode estar atacando!

A  A  A     

 

Logo pela manhã, você levanta da cama e já começa a reclamar ou brigar com sua mãe e irmão? Cuidado, o mau humor pode estar atacando!

Para fugir dele, é preciso vontade para mudar o comportamento e atenção para não deixar que ele apareça em momentos complicados. Claro que ficar bravo quando algo dá errado é natural, assim como devemos sempre ficar nervosos quando sabemos que alguma coisa errada ou indesejada está acontecendo.

Ficar mal-humorado é normal, todo mundo pode ter um dia ruim e ficar sem a menor vontade e paciência para conversar ou ficar junto de outros pessoas. A diferença é que enquanto os adultos podem se sentir assim por causa do trânsito, após um longo dia de trabalho ou devido às contas e cobranças que chegam em casa, os mais jovens não deveriam ficar emburrados porque têm menos coisas para se preocupar.

Como não têm que lidar com estes problemas, muitos acham que as crianças e adolescentes deveriam estar sempre de bom humor, aproveitando essa fase importante da vida. Essa ideia é um grande erro, principalmente se a gente lembrar a quantidade de mudanças que acontecem nestas épocas. Mas não vamos ficar aqui falando dos problemas de crescimento e da chegada à adolescência, e sim lembrar das situações do dia a dia que podem desencadear o mau humor.

Se você é um daqueles chamados "pavio curto" ou "estourados", fique ligado no texto e tente mudar um pouco suas atitudes. Mas se não é o seu caso, então você pode utilizar estas dicas para tentar mudar um pouquinho do gênio do seu irmão ou de algum amigo que você gosta muito mas vive de cara emburrada! Afinal, tudo o que queremos é evitar confusões, não é?

Diferenças no tratamento

Tratar adolescentes como crianças e crianças como bebês é um grande passo para despertar o mau humor de alguém. Será que os pais não percebem o limite entre dar atenção e tirar completamente a liberdade, sem deixar que os filhos façam qualquer coisa sozinhos? Além da chateação de serem tratados como recém-nascidos, muitas vezes os meninos mais novos ainda têm que aturar as zoações do pessoal do colégio ou do prédio quando veem alguma situação assim. Aí é demais, né?

Brigas com os irmãos

Esse está entre os principais motivos que fazem o mau humor aparecer, quase sempre porque um dos irmãos acha que o outro é “protegido” pelos pais. E aí aparece a cara amarrada para lidar com os adultos e poucas palavras no trato com os irmãos. Claro que a situação é péssima para o clima da casa, principalmente porque ninguém sai ganhando com ela. Mas os pais devem perceber que o mal humorado está na verdade tentando mostrar que não está satisfeito e exige atenção igual.

Rendimento ruim na escola

Muita gente fica impaciente com problemas da escola e acaba chegando em casa bem irritado. Dificuldades para acompanhar as aulas ou resolver exercícios, confusão com outros garotos na hora do recreio ou até mesmo notas ruins podem liberar uma onda de mau humor em você!

As dores do crescimento

A infância e o início da adolescência são épocas de muitas mudanças, e alguns meninos não conseguem lidar bem com elas. São transformações nas responsabilidades e nos relacionamentos, os pais passam a esperar mais dos filhos e tudo isso pode virar uma fonte de aborrecimentos. Por isso, é normal que o mau humor apareça quando não se consegue administrar toda essa “revolução”, onde os rostos emburrados são o maior sinal da insatisfação.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões