DISCIPLINAS

Menina não Entra

Ensine as crianças a fugir do chulé

A  A  A     

28 de junho de 2015

O que fazer pra se livrar dele?

Aquele cheirinho ruim que fica nos tênis incomoda muito, principalmente quando a gente está visitando a casa de alguém ou tira os calçados na frente de outras pessoas. Como nos livramos dele? A boa notícia é que o chulé é um problema que pode ser resolvido com alguns cuidados simples e muita higiene.

Ela é chave para resolver essa desagradável preocupação e evitar aquele clima de suspense quando a  gente começa a descalçar um tênis. Já pensou conseguir finalmente sair com aquela gatinha e pouco depois ela descobrir que você tem chulé? Não há amor nem amizade que resista!

Quais são as causas do chulé?

É fácil entender as razões para o chulé aparecer. O principal vilão da história é o suor, que quando aparece em excesso faz com que bactérias e fungos se multipliquem nos pés, e esses microorganismos adoram a região porque se alimentam do suor e de restos de pele dos pés. Como algumas pessoas transpiram mais do que outras, isso explica porque algumas têm mais chulé.

Uma curiosidade: sabia que os mosquitos e pernilongos picam sempre os pés e a parte perto do calcanhar porque o chulé os atrai? O chulé é um forte estímulo que permite ao mosquito localizar a pessoa. Por isso a  picada acontece preferencialmente no pé e nos locais próximos.

Veja alguns cuidados para espantar o chulé:

- Lave seus tênis toda semana e deixe secar bem.

- Troque as meias todos os dias. Peça a sua mãe para só comprar meias de algodão. As meias feitas com materiais sintéticos retêm o suor e criam um ambiente ideal para fungos e bactérias.

- Depois do banho, seque bem o pé, principalmente entre os dedos. A umidade ajuda a aumentar o chulé e pode criar frieiras.

- Use talco ou spray contra bactérias nos pés, depois do banho e antes de calçar os sapatos. Eles podem ser comprados em farmácias e supermercados.

- Não use tênis sem meias, pois isso aumenta o suor e piora o cheiro.

- Evite usar o mesmo sapato todos os dias e coloque-o no sol uma vez por semana;

- Quando o tempo estiver quente, prefira usar sandálias e chinelos.

Então, não espere mais nada! Declare guerra ao chulé agora mesmo e comece a usar estas dicas! Passar vergonha por causa daquele cheirinho, nunca mais!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões