DISCIPLINAS

Menina não Entra

Vou repetir o ano. E agora?

Cursar novamente uma série não é vergonha alguma.

A  A  A     

07 de novembro de 2014

O ano escolar está chegando ao fim, muita gente já está curtindo as férias, outros estão estudando para as provas finais e uma outra parte, mais triste, se prepara para repetir o ano em 2015. Alguma coisa saiu errada e será preciso refazer a mesma série no próximo ano. Ninguém gosta desta situação, mas é preciso driblar a raiva e entender por que ela é importante no final das contas. O medo do desconhecido (novos amigos de sala, professores e até mesmo escolas diferentes) pode assustar no início e é completamente normal. Vamos entender melhor a repetição de ano e acabar com muitos fantasmas que assustam os alunos?

Por que repetir o ano?

Cursar novamente uma série não é vergonha alguma. É chato, os pais ficam chateados, alguns engraçadinhos fazem piadas mas isso tudo passa depois de um tempo. O mais importante é entender as causa da repetência, já que muitas vezes a única razão não é o desempenho acadêmico. Doenças ou outros problemas podem atrapalhar demais os estudos, provocando faltas e perdas de matérias importantes. Por exemplo, filhos de executivos que viajam muito ou vivem mudando de cidade também têm mais dificuldades nas aulas e até para fazer amigos na escola.

Repetir, por mais duro que seja, às vezes é a melhor saída. O aluno tem a possibilidade de rever conteúdos, tirar dúvidas e chegar na série seguinte mais seguro e completo, sem passar por dificuldades novamente.


Se acontecer com você...

Caso você tenha que repetir o ano, não de desespere. É normal sentir raiva pela situação e medo de perder os amigos só porque eles estão indo para outra série. É claro que vocês não estarão juntos dentro de sala sempre, mas no recreio, intervalos e tempos livres durante a semana, dá para combinar um encontro e rever o pessoal para aquela bagunça. Afinal, uma amizade de verdade resiste o quanto precisar, mesmo que as pessoas estejam distantes.

Outro fato que incomoda muito é pensar no que os outros estão falando. Quem repete de ano sempre acha que os pais, professores e amigos estão por aí criticando e citando como exemplo negativo. Ninguém gosta disso, mas é engraçado como muitas das pessoas que criticam já precisaram repetir de ano alguma vez e parecem se esquecer disso! Não ligue para as fofocas, contando com o apoio de sua família e de seus amigos, todos os obstáculos serão muito pequenos em seu caminho.

Só não dá é para viver brigando com os pais por conta da repetição de ano. No início, eles certamente ficarão bem irritados e descontentes, uma reação mais do que compreensível. Com o tempo, vão perceber que precisam atuar bem para ajudar você a melhorar. Peça sempre ajuda quando sentir necessidade, seja pra decidir a melhor forma para estudar ou para saber a melhor maneira de lidar com a tristeza. Os pais sempre têm um conselho importante nestas horas!

E se um amigo repetir?

Você passou tranqüilo, sem problemas para a próxima série. Mas o que acontece se um amigo seu repetir o ano? A dica é fazer exatamente aquilo que você esperaria se estivesse no lugar dele. Converse pessoalmente ou ligue e deixe claro que amizade não vai acabar. Convide-o para programas, viagens ou visitas à sua casa, principalmente nos meses anteriores ao início das aulas. Depois que elas começarem, ele certamente vai começar a fazer novas amizades e não sentirá tanto o dia-a-dia na escola, mas os programas com você continuarão sempre!

Caso ele reclame por estar se sentindo triste com a situação, aconselhe a procurar ajuda com os pais e desabafar tudo o que sente. Procure deixar claro que a amizade entre vocês não ficará abalada com a situação.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões