DISCIPLINAS

Menina não Entra

O dia a dia das férias

O que fazer sem viagem?

A  A  A     

01 de janeiro de 2015

Viajar é muito bom, mas nem sempre se pode ir pra fora, seja por causa dos compromissos de trabalho dos adultos ou porque o dinheiro às vezes fica curto para tantos projetos familiares importantes.  E, mesmo quando dá, é só por um pedacinho de tempo. Então, uma boa parte das férias são curtidas, geralmente, na cidade onde se mora - o que também pode ser maravilhoso!

Nada de horários rígidos para acordar ou dormir - esse é um dos grandes prazeres que as férias trazem! Mas não exagerem, porque os dorminhocos perdem bons programas pela manhã, como praia, piscina, clube, esportes – lugares onde se pode fazer e encontrar amigos.

Outra coisa boa das férias é a quebra da rotina, lembra? Acordar-ir pra escola-voltar-fazer trabalhos de casa-pesquisar-estudar para um teste ou prova-ir pro judô/balé/natação-aula de inglês-dormir... Ufa, as férias são um descanso merecido!

Aí, sobra mais tempo pra ver filmes, jogar games, assistir tevê, receber e sair com amigos, ir pro play, ouvir música ou brincar sozinho em casa. Não dá pra fazer tudo isso no tempo de aulas. É difícil. Só mesmo nos fins de semana.

Descubra o que a sua cidade oferece

Veja  o lugar onde você mora com um outro olhar: o de quem tem tempo de explorar a cidade e de fazer coisas novas.
 

Em tempo de férias, as cidades costumam oferecer programas diferentes em cinemas, teatros, museus e parques, exatamente para atrair a garotada que está com o tempo livre. Fique de olho na programação dos jornais, algumas atividades são livres (grátis) ou de baixo custo.

Não se assuste com a sugestão, mas que tal fazer um curso? “Mais um!?!?!”, não é isso que você está pensando...? Refiro-me a um curso de teatro, culinária, costura, desenho....uma curtição dessas. Se, em casa, você não pode chegar perto do fogão porque sua mãe, cheia de cuidados e preocupação, acha que você vai se queimar ou causar um estrago na comida, essa pode ser uma boa oportunidade de brincar de fazer comida de verdade, exatamente, aqueles lanchinhos que você adora, como brigadeiros, wraps, empadinhas e outras delícias. E, depois..... Comer tudinho com a turma!

Esse tipo de curso você vai descobrir no boca-a-boca entre amigos ou na internet (entre no Google e procure: culinária infantil, oficina de costura para crianças, aulas de desenho...). Em geral, essas aulas acontecem em locais onde já existem cursos para adultos e que disponibilizam uma  turma especial para a meninada. No curso de costura, você pode aprender a transformar uma calça jeans, que não usa mais, em bolsa, almofada, capa de caderno ou em chaveiro. Também vai aprender a usar retalhos para criar acessórios, como bolsas e colchas. O mais importante é aprender a usar a máquina de costura! E, nada de preconceito. Esses cursos são para meninos e meninas.

Que tal programar um picnik em um parque da cidade? Esse não é um hábito muito brasileiro. Mas levar uma merenda na mochila para passar a tarde com um grupo de amigos em um parque pode ser muito divertido!

É claro que muitas dessas atividades vão precisar da disponibilidade dos adultos que, na maior parte do tempo, não estarão de férias. Mas um rodízio de pais para acompanhar a turma pode ser uma boa solução. No entanto, isso exige, no mínimo, obediência e educação. Não esqueça de ajudar e de agradecer, se quiser ser sempre convidado.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões