Menina não Entra

Eu uso óculos!

As funções e os problemas nos olhos.

A  A  A     

 

Se as meninas do Leblon não olham mais pra mim (eu uso óculos) E volta e meia eu entro com meu carro pela contramão (eu tô sem óculos) A letra do sucesso “Óculos” dos Paralamas do Sucesso é o hino de quem precisa usar esse objeto para melhorar a visão. Claro que quando ela foi escrita, na década de 80, ainda não existiam tantas opções como hoje e a saída era optar pelos modelos grandes e pesados, deixando muita gente envergonhada com a situação. Além disso, receber apelidos como “quatro olhos” ou “fundo de garrafa” (por causa dos vidros grossos usados nos óculos) não é agradável para ninguém.

De lá pra cá novas opções surgiram, desde lentes de contato fáceis de usar até algumas cirurgias que corrigem rapidamente o problema e quase não trazem dor. Mas, se é inevitável usá-los, que seja de uma maneira saudável e sem grilos na cabeça. Vamos conhecer melhor nossos olhos e seus principais problemas.

As funções e os problemas nos olhos

Os globos oculares (olhos) são formados por córnea (tecido que ajuda a formar o foco nos objetos), íris (permite a entrada de luz no olho), pupila (parte colorida do olho - pode ser marrom, azul, verde...) e retina (parte preta do olho). Quando eles não funcionam bem juntos, aparecem alguns probleminhas de nome esquisito: miopia, astigmatismo, presbiopia e hipermetropia. A miopia é a dificuldade para enxergar objetos ou pessoas que estejam longe. Por exemplo, você consegue ler o jornal que está em suas mãos, mas quando tenta ler uma placa que está um pouco mais afastada, as letras ficam borradas.

Este é o problema que mais atinge as crianças, e até mesmo os adultos: em cada 5, um deles é míope. O astigmatismo aparece em 2º lugar: a visão fica embaçada e turva, dificultando a visão tanto para longe quanto para perto. Já a presbiopia e a hipermetropia não são tão comuns em crianças, aparecendo na fase adulta e trazendo a sensação de “vista cansada”.

Existe solução definitiva?

A cirurgia corretiva pode solucionar quase todos os tipos de problemas, mas não é indicada para crianças. Assim, os óculos e as lentes de contato aparecem como as melhores saídas para melhorar a visão e garantir que você vai conseguir entender tudo naquela aula de matemática! Como é um pouco difícil manipular e limpar as lentes, pode ser que seus pais optem pelos óculos mesmo, mas isso não é nem de longe motivo para preocupação. Os novos modelos são muito mais leves do que antigamente e você pode conseguir a cor que quiser, entre milhares de opções possíveis.

Quando procurar ajuda?

Você pode prestar atenção a alguns sinais:

- A visão tem ficado embaçada sem razão aparente?

- Quando está na aula, é difícil enxergar o que o professor escreve no quadro negro?

- Você tem que aproximar os livros quando lê para conseguir entender as letras?

Se você notar algum destes sinais por um grande período, converse com seus pais para procurar ajuda com um oftalmologista. Ele é o médico especialista na saúde dos olhos e provavelmente vai fazer um exame minucioso (fique tranquilo, não dói) e descobrir a causa do problema.  Com a visão perfeita, vai ficar mais fácil enxergar os gols do seu time no estádio, acompanhar as aulas e ver melhor aquela gatinha da sua sala!

 

 

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões