Menina não Entra

Capoeira

Luta ou Dança?

A  A  A     

 

Meia lua, esporão, armada, vingativa, cocorinha, tesoura e benção. Você seria capaz de dizer do que se tratam estas palavras? Pois bem, são alguns golpes de capoeira, um esporte que vem fazendo o maior sucesso com a galera em todo o Brasil. Há quem diga, no entanto, que capoeira não é esporte, mas luta e até mesmo dança.

De toda forma, os golpes — seja lá como você quiser considerar a capoeira — somam um conjunto de 76, se somarmos os dos dois tipos mais famosos de capoeira, a Angola e a Regional. Não é difícil entender a diferença entre elas. O ritmo dos movimentos, o toque do berimbau e a cor das roupas são completamente diferentes entre uma e outra. Confira abaixo e fique por dentro.

Diferenças entre os tipos principais de capoeira

Capoeira Angola – mais tradicional, é o estilo de capoeira que veio de Angola trazido pelos escravos negros. Tem um modo de dança muito detalhista, no qual os movimentos são muito lentos, num ritmo bem devagar. Por isto, é vista mais como dança do que luta. A roupa de quem pratica é calça marrom e camiseta amarela com o símbolo do grupo. Neste estilo, a roda é muito silenciosa. Apenas os cantores cantam. O mestre mais famoso, praticamente o guru deste tipo de capoeira, é Mestre Pastinha.

Capoeira Regional – estilo mais praticado hoje em dia, foi adaptado pelos brasileiros. A capoeira Regional surgiu na Bahia, onde recebeu este nome. Este estilo tem movimentos mais agressivos, o que o leva a ser comparado muito mais com arte marcial do que com dança, como é o caso da capoeira Angola. Joga-se muito rapidamente, e com golpes violentos. A roupa de quem pratica deve ser toda branca, seguindo o pensamento de que um bom capoeira nunca se suja. Nesta roda, todos cantam e batem palmas no ritmo acelerado da música. O mestre que oficializou este tipo de capoeira foi Mestre Bimba.

Mas a capoeira Angola e a Regional têm alguns princípios em comum. Em ambas, quem joga sempre deve começar cumprimentando o parceiro "ao pé do berimbau" — ou seja, agachado perto do instrumento. Quem joga deve estar limpo,"decentemente trajado" e jamais sem camisa.

No berimbau, o estilo da capoeira

O som do berimbau é, sem sombra de dúvida, a marca registrada da capoeira. É ele quem comanda a roda e determinando o tipo de jogo. O som do instrumento é produzido pela batida de uma baqueta no arame esticado em uma madeira envergada. E você sabe para que serve aquela cabaça na ponta do berimbau?

É para amplificar o som (ampliar, aumentar a intensidade e o volume). A cabaça é presa na parte inferior do berimbau, por um fio que também é usado para se colocar o dedo mínimo, que segura o instrumento. A mão que segura a baqueta também segura um caxixi — pequena cesta de vime com sementes dentro — que faz um som de chocalho.

Você pode conhecer os tipos de capoeira pelo toque do berimbau. Confira no site http://br.capoeirista.com/music_rhythms.html - É super legal!!

História da capoeira

A capoeira é um esporte que surgiu no Brasil, originado das danças e movimentos de lutas dos negros das fazendas no início da nossa colonização, há mais de 400. Não se sabe ao certo em que lugar do país, sendo que alguns historiadores dizem que foi no Quilombo dos Palmares, para onde fugiam os negros escravos que queriam a todo custo a liberdade. Outros citam Salvador, Rio e Recife como o berço da capoeira.

Mas nada se pode afirmar, pois não há registro desse tempo. O que se sabe hoje veio através da tradição oral, ou seja, a história contada de boca em boca. Certo mesmo é que a semente dessa manifestação cultural veio nos porões dos navios negreiros. Do Brasil, a capoeira ganhou o mundo. Hoje, ela existe em diversos países, “importada” do Brasil. Muitos mestres foram trabalhar lá fora pois há muita gente no mundo que quer aprender a jogar.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões