Menina não Entra

Álbum da Copa

A febre de colecionar figurinhas é antiga

A  A  A     

 

Vai à banca de jornal, compra o pacote de figurinha, rasga o pacote, seleciona os cromos inéditos e cola no álbum. Dia após dia, essa tem sido a rotina de milhares de crianças, jovens e adultos no Brasil, ansiosos para completarem o álbum da Copa do Mundo de 2014. Soma-se a essa rotina, as milhares de rodas de trocas de figurinhas espalhadas pelo Brasil, seja em shopping centers, colégios ou mesmo nas ruas.
 
O que você não sabe é que essa febre de colecionar figurinhas de jogadores de futebol vem da época dos seus avós. Curiosamente, o primeiro álbum de figurinhas brasileiro com jogadores da Copa do Mundo de Futebol foi lançado justamente em 1950, junto com o primeiro Mundial disputado no Brasil. Ao contrário dos álbuns atuais, a edição de 64 anos atrás foi lançada somente depois da final do campeonato, quando a seleção brasileira perdeu por 2 a 1 para o Uruguai no estádio do Maracanã. 


Se hoje já é legal colecionar os cromos, naquela época isso era ainda mais gostoso. Afinal, em vez de as figurinhas virem dentro de envelopes lacrados, elas serviam de embrulho para balas. Quer coisa melhor? Você tinha que comer mais de 100 balas para poder completar o álbum!!! Na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, o chiclete Ping Pong repetiu a mania, trazendo as figurinhas embrulhadas nos seus chicletes.


Tecnologia a serviço do colecionador
 
Mas vamos deixar as balas e os chicletes de lado e voltar para o álbum da Copa do Mundo de 2014. Além do contato diário com a galera para a troca dos cromos repetidos, tem muita gente que vem usando as redes sociais para conseguir as figurinhas que estão faltando.
 
Assim como em 2010, esse ano a Fifa também lançou a versão virtual do álbum, com direito a abrir envelope virtual e tudo! O álbum é gratuito, e a troca dos cromos também acontece pela internet. A única diferença é que a versão virtual tem apenas 391 cromos, contra 640 da versão de banca.
 
Agora, se você acha que já completou o álbum, prepare-se. A Panini, editora responsável pelo álbum da Copa do Mundo no Brasil, lançou recentemente um pacote com 71 figurinhas novas! Em uma espécie de atualização, esse pacote da Panini traz novos jogadores, substituindo aqueles que estão no álbum, mas ficaram de fora da lista das suas seleções!
 

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões