Menina não Entra

Loucos por quadrinhos

As historinhas em quadrinhos sempre fascinaram crianças e adultos.

A  A  A     

 

Na era dos mangás e animes os tradicionais heróis das histórias em quadrinho não perderam seu trono. Não é à toa que tantos filmes são feitos. Entre os favoritos da garotada estão X-Men, Homem-aranha, Super-homem e Batman. Alguns deles nasceram há mais de 60 anos e não deixaram de fazer sucesso. Os heróis lutam contra o mal e tentam impedir que seres gananciosos roubem ou dominem o planeta. A temática de muitas historinhas é quase a mesma. Uma pessoa comum adquire superpoderes e passa a lutar sozinho contra o crime. Sua verdadeira identidade é secreta ou restrita a algumas poucas pessoas.

As historinhas em quadrinhos sempre fascinaram crianças e adultos. Publicadas em páginas de jornais do fim do século XIX, elas logo ganhariam edições em revistas, virariam desenhos animados, filmes e seriados de TV. O mundo fantástico dos super-heróis virou acessório nas brincadeiras. Quem nunca usou uma fantasia brincar ou fingiu ter superpoderes?

Mesmo com a tecnologia, os jogos eletrônicos e a invasão dos desenhos japoneses, o mundo fantástico dos super-heróis ainda está presente na vida de muitos garotos que adoram ler as revistinhas. Alguns trocam e fazem coleções. Não é à toa que muitas lojas e gibitecas vendem raridades a preços altíssimos. Tem garoto capaz de torrar a mesada toda em uma revista.
 

Os personagens favoritos X-Men
A primeira aparição do grupo de mutantes foi em 1963. Criados pelos desenhistas Stan Lee e Jack Kirby, a revista The X-Men trouxe os personagens com histórias em torno de um tema polêmico na época, a discriminação. As histórias falavam de problemas raciais e política sem sofrer censura, já que estavam disfarçadas em torno de cinco adolescentes e seu mestre.

Todos são mutantes e possuem poderes extraordinários. O nome X-Men surgiu da palavra extraordinary, extraordinário em inglês. Para a época, a história foi um estouro. A ideia da mutação instigava e impressionava crianças e adultos que imaginavam um futuro com esses seres. A maioria dos personagens havia adquirido seus poderes e habilidades através de radioatividade.

Nem todos os personagens foram criados de uma vez. A primeira edição trazia Ciclope (capaz de disparar raios de energia dos olhos), Anjo (tinha asas e podia voar), Fera (com força e habilidades acrobáticas), Homem de Gelo (capaz de congelar tudo ao seu redor), Garota Marvel (possuidora de habilidades telecinéticas) e Professor X (Charles Xavier, o maior telepata da Terra). A base dos X-Men era a Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier, onde ele abrigava e treinava os adolescentes para que conseguissem controlar seus poderes. Os mutantes eram detestados simplesmente por serem diferentes.

De 1975 em diante, várias modificações foram feitas e personagens como Wolverine (homem forte com garras afiadas), Solaris, Banshee e Colossus entraram na história. O grupo de mutantes virou desenho animado e, recentemente, teve a segunda parte de seu filme exibida.

Homem-aranha
Das historinhas que os meninos gostam de ler, pode-se dizer que essa é uma das favoritas. Criado em 1962 por Stan Lee e Steve Dikto, o Homem-aranha se tornou famoso porque mostrava os dois lados do personagem. De um estava Peter Parker, um tímido fotógrafo de jornal com problemas como todo jovem, e de outro, o forte Homem-aranha que saía em busca dos bandidos e desvendava crimes.

Seus poderes surgiram durante uma experiência. Uma aranha foi atingida com altas doses de radiação e, antes de morrer, picou Parker. A partir desse dia, ele passou a ter os sentidos de uma aranha. Logo no começo da história, seu tio bem morre e ele descobre que quem o matou foi um bandido que ele não conseguiu prender. Desde então, ele passa fazer justiça sozinho. Além de grandes inimigos como o Duende Verde, Venom, Dr. Octopus e Abutre, ele encontra um outro adversário, J. Jonah Jamenson, editor do jornal em que trabalha. Mas o amor também deixa o jovem confuso. Ele se apaixona por Mary Jane e tenta esconder dela sua identidade secreta. Foi com todos esses ingredientes que Homem-aranha encantou jovens no mundo todo. E ainda o faz, pois, a segunda parte de sua saga estréia nos cinemas em julho.

Super-homem
É um pássaro? É um avião? Não, é o Super-homem! Que menino nunca disse essa frase? Para quem não sabe, o homem de aço é um dos super-heróis mais antigos do planeta. Sua história foi escrita pela primeira vez em 1933 por Jerome Siegel, um estudante de apenas 19 anos. Na época, Jerome e seu amigo Joseph Shuster, que era um excelente desenhista, começaram a estampar as historinhas nas páginas de um fanzine.

Inicialmente, o personagem era mal, mas sua história foi mudada para agradar ao povo americano. O Super-homem que conhecemos hoje apareceu oficialmente na revista Action Comics em 1938. Sua origem era muito curiosa, já que um menino chegava em uma espaçonave vindo do planeta Krypton, que explodiu. Seus verdadeiros pais, Jorel e Lora construíram a nave para salvar o filho. Quando chegou à Terra, os raios solares lhe deram uma força incrível e muitos outros poderes.

O menino foi adotado pelo casal Kent e recebeu o nome de Clark. O jovem tímido cresceu e começou a fazer o bem. Já adulto, vai para Metrópolis, torna-se jornalista, conhece Lois Lane, seu eterno amor, e passa a defender o mundo de todos os tipos de vilões.

Em pouco tempo, o interesse em volta do personagem com poderes aumentou e Super-Homem virou febre nos Estados Unidos. Em poucos anos ele virou seriado de TV, novelas de rádio, filmes e desenhos animados, sem contar os brinquedos, álbuns de figurinhas, jogos e roupas.

Na década de 70, o personagem ganhou a versão mais conhecida nos cinemas, com quatro continuações. Por conta de seu aniversário de 65 anos, ano passado foi lançada uma caixa de DVDs com todos os filmes e um documentário. Cogita-se fazer uma refilmagem de Super-homem para os próximos anos.

Batman
O homem-morcego também é um personagem muito querido pela garotada. Sua história surgiu em 1939, um ano após a criação do Super-homem. Ele foi inventado pelo cartunista Bob Kane. Batman passou por algumas transformações para que ficasse com as características de hoje.

A história de Batman ou Bruce Wayne, seu verdadeiro nome, é triste. Quando tinha oito anos viu seus pais morrerem durante um assalto. Ele foi criado pelos tios e pelo mordomo Alfred. Ele cresceu com a vontade de impedir que outras pessoas sofressem como ele. Para combater o crime, ele gastou parte de sua fortuna investindo em um laboratório e em treinamento.

O batmóvel e o cinto de utilidades possuem poderosas armas para capturar bandidos. Para esconder sua verdadeira identidade, ele criou uma fantasia de morcego. Toda vez que algo perigoso está para acontecer, o comissário de polícia de Gotham City projeta no céu o símbolo do morcego. Quando Batman vê o sinal, sabe que é hora de entrar em ação. O herói ajuda a polícia na captura dos bandidos.

Algum tempo depois, Bruce resolveu adotar Dick Grayson, um jovem acrobata que também perdeu os pais de forma trágica. Dick ficou ao lado de Bruce a vida toda, e quando virou adulto, tornou-se seu parceiro, assumindo a identidade de Robin. Juntos, os dois passaram a combater o crime em Gotham City.

Links relacionados:
Universo HQ

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões