Finanças Pessoais

Cuidado com as infiltrações!

A  A  A     

 

Não precisa de muita imaginação para se ver “quebrado” financeiramente, com vários gastos extras entrando no orçamento do mês: dentista, IPVA, seguro do carro, etc . Para completar este pesadelo, imagine seu vizinho de baixo interfonando para avisar que está com um vazamento no banheiro vindo da sua casa e pedindo providências.

Sua primeira reação, claro, é de defesa. Afinal você reformou o banheiro há dois anos, trocou todo o encanamento e até tirou fotos para documentar a obra! Portanto, o problema não pode ser seu. Certamente, diz você, a responsabilidade é do condomínio. A causa deve estar numa das colunas do prédio ou em outro apartamento, ou, quem sabe, no banheiro do próprio reclamante.

Estressado com tanta despesa e com falta de tempo, você nem quer ouvir falar no assunto. O síndico (ou o interessado) é quem deve averiguar, quebrar, contratar e resolver a questão, que não é sua.

Mas, o síndico, por sua vez, também tira o corpo fora já que não tem de interferir nas infiltrações entre as unidades, a não ser que fique constatada a responsabilidade do Condomínio.

Você se mantém irredutível quanto a sair quebrando o seu banheiro seminovo para verificar a origem de uma infiltração que garante não ser sua. Depois, quem vai pagar os seus gastos?

Você está no meio de um impasse e é preciso avaliar, com calma, os possíveis prejuízos em “fazer” e “não fazer” a obra.

Jorge Newton Marrocos, advogado com experiência em administração imobiliária, explica que o causador do dano é responsável não só por corrigir o problema como também por reparar todos os estragos provocados por ele. Lembra ainda a arquiteta Renata de Paula Barros que a água busca caminhos para escoar, por isto continua descendo, se infiltrando, enquanto houver vazamento. No seu trajeto, ela pode atingir vários apartamentos, danificando acabamentos em gesso, papel de parede, pinturas, etc. O montante desta conta tende a crescer, logo, estender esta discussão, pode significar um prejuízo muito maior do que tomar providências imediatas.

Se você tem tanta confiança na obra que fizeram no seu banheiro e quer evitar uma quebradeira a esmo, contrate um serviço de detecção de vazamentos sem quebrar. Funciona como um tira-teima: se for seu, faça a obra o mais rápido possível antes que a água atinja a outros andares. Se não for, você se sentirá aliviado em pagar somente o laudo, além de ter a possibilidade de dividir a conta com o verdadeiro responsável pelo vazamento (condomínio ou morador), já que ele será beneficiado com as informações do laudo.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões