Em Forma

Você precisa de multivitaminas?

As vitaminas e minerais são substâncias que o nosso organismo necessita.

A  A  A     

 

Uma alimentação balanceada, regular e com a quantidade certa de nutrientes necessários ao organismo é o sonho de muita gente. Infelizmente com o corre-corre do trabalho, a saída para muitas pessoas é fazer as refeições em restaurantes a quilo – que nem sempre servem comida de qualidade – ou comer sanduíches do fast-food mais próximo. Esse hábito de se alimentar mal gera danos ao organismo e, com o tempo, pode causar doenças.

É nessa brecha de falta de nutrientes que entram os suplementos. Eles agem no organismo para corrigir o problema. “Suplementos vitamínicos são compostos concentrados de vitaminas e minerais, que também são conhecidos como polivitamínicos. Eles têm a função de corrigir possíveis defeitos nutricionais e proporcionam benefícios quando o paciente deixa de se alimentar corretamente ou possui doenças crônicas como o câncer, o diabetes e o alcoolismo, em que a necessidade de vitaminas é maior”, explica a nutricionista Letícia Crespo.

Quem tem hábitos alimentares regulares e saudáveis não precisa fazer a ingestão dos suplementos, mas isso somente especialistas podem determinar. “O médico ou o nutricionista pedem exames de taxas bioquímicas e a deficiência nutricional encontrada pode ser suprida”, diz Letícia, mas a nutricionista afirma que a melhor forma de cuidar do organismo é com a alimentação.

A nutricionista diz que algumas pessoas fazem poucas refeições ao dia e não conseguem suprir as necessidades do organismo. Nesse caso, a suplementação também pode ajudar. “Mas não podemos generalizar, cada caso é avaliado de uma forma”, lembra.

Entre outros grupos que podem se beneficiar da ingestão de complexos vitamínicos estão pessoas com dieta de baixa caloria para perda de peso e vegetarianos radicais, por exemplo.

Cuidado para não abusar

As vitaminas se dividem em lipossolúveis, que não são eliminadas pela urina e dissolvidas apenas em gordura, e em hidrossolúveis, que se dissolvem na água e saem na urina. “A liberdade para a ingestão dos suplementos não é total, pois o excesso pode trazer problemas para o organismo, já que ele vai ter que trabalhar mais para eliminar os compostos excedentes. Além disso, o consumo exagerado e sem regularidade pode trazer transtornos”, avisa a nutricionista. A ingestão exagerada de vitamina C, por exemplo, pode levar à calcificação dos tecidos, causando um cálculo renal, em quem já tem predisposição.

Até mesmo o uso de suplementos vitamínicos por atletas deve ser cauteloso. “Quando o atleta viaja muito, fica submetido a vários tipos de altitudes e temperaturas; está sempre em um país diferente e não se alimenta em horas corretas. Neste caso, a suplementação pode ser necessária. Perto de competições os suplementos também podem ajudar melhorar o desempenho esportivo, porém se ele consegue se alimentar bem e tem tempo de treinar, não precisa fazer uso das vitaminas”, afirma a nutricionista.

Quem pretende usar vitaminas deve ficar de olhos bem abertos na hora da compra das cápsulas. É preciso verificar a qualidade do laboratório, o prazo de validade, o local de armazenamento e onde está sendo vendido. Caso não tenha indicações do laboratório ou o produto não tenha sido recomendado pelo médico, não compre. Suplementos não exigem receita médica, porém usar sem orientação pode fazer mal.

Ninguém duvida que a ingestão de vitaminas é essencial, mas elas devem ser obtidas preferencialmente através da alimentação saudável e não de suplementos

Para manter-se saudável

- Procure comer em horários certos fazendo pausas para um lanche ou para comer uma fruta.
- Evite alimentos gordurosos, frituras e sanduíches de fast-food. Eles só engordam e contribuem para o empobrecimento de nutrientes no organismo.
- Beba muita água e sucos naturais de frutas.
- Faça exercícios físicos com regularidade.
- Não fume e não exagere com bebidas alcoólicas.

 

 

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões