Em Forma

Como o frio interfere na malhação?

Baixas temperaturas interferem até na disposição de fazer exercícios físicos.

A  A  A     

 

Baixas temperaturas interferem até na disposição de fazer exercícios físicos. Quem, por exemplo, mora em lugares mais frios precisa ser mais persistente para sair da cama quentinha e enfrentar a drástica mudança de temperatura lá de fora, se quiser manter o condicionamento físico e o peso. E o pior, é que no inverno o apetite aumenta, especialmente por alimentos mais calóricos, que ajudam a esquentar .... e a engordar! 

Mas, além da perseverança, alguns cuidados especiais são necessários quando os termômetros estão em baixa. No inverno, é preciso aumentar o tempo de aquecimento para preparar a musculatura e evitar distensões de músculos, tendões e ligamentos, adverte Rogério Perdigão, professor de Educação Física: “nas baixas temperaturas, os músculos tendem a ficar encurtados e mais enrijecidos, então, antes de acelerar na caminhada deve-se levar mais tempo em passo lento ou em trote para aquecer, já que a temperatura baixa implica a oxigenação mais lenta da musculatura”, explica.

Também, no inverno os cuidados têm que ser redobrados, em relação ao alongamento. É preciso alongar cuidadosamente antes da atividade física, preparando a musculatura para os exercícios e depois repetir com a mesma atenção o alongamento para relaxar a musculatura e evitar dores. “Músculos mais contraídos ficam propensos a câimbras e a dores musculares”, ensina o professor.

A boa notícia é que, no inverno, se queima mais energia para manter o corpo aquecido e até para se movimentar, logo a atividade física é recompensada com maior gasto calórico.

Vestido para malhar no frio

No frio, é necessário malhar com roupas compatíveis com a temperatura para ajudar a aquecer e a manter aquecido o corpo. “No entanto, um grande equívoco na prática da corrida, é achar que se agasalhando bastante vai suar mais e, assim, emagrecer. O suor é perda de água e de sais minerais”, sinaliza Rogério, e continua: “essa perda pode levar à desidratação provocando tonturas e queda de pressão”.

As melhores roupas para malhar são as que aquecem adequadamente e permitem a evaporação rápida do suor. Em lojas de roupas esportivas há uma boa variedade de tecidos tecnológicos que facilitam esse processo, sem deixar a roupa pesada e desconfortável.

Mas se a roupa ficar úmida com os exercícios, deve-se ter o cuidado de trocá-la imediatamente por peças secas, a fim de manter a temperatura corporal e evitar o choque térmico, pois o corpo resfria com muita rapidez.

Hidratação no inverno

Como no frio se transpira com menos intensidade, a tendência é descuidar da hidratação. “É importante ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física da mesma maneira que em qualquer época do ano”, enfatiza Rogério. Os líquidos são importantes para controlar todo o funcionamento do organismo, como circulação sanguínea, composição das células, músculos e respiração, todos eles fatores essenciais para a prática dos exercícios.

Tomando todos esses cuidados e espantando a preguiça, dá pra chegar ao verão com bom condicionamento físico e peso controlado. 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões