Dia a Dia

Queimaduras: cuidados a tomar

A  A  A     

 

Uma casa oferece muitos atrativos para as crianças explorarem. Na verdade, tudo se torna irresistível aos olhos curiosos da meninada, por isso a vigilância e os cuidados precisam ser redobrados.

As queimaduras são os acidentes que mais fazem vítimas no ambiente doméstico. Os agentes mais comuns são álcool líquido, panelas no fogão, ferro de passar roupa e detergentes químicos. O forno quente também é um perigo para as crianças pequenas que desavisadamente encostam ou se apóiam nele.

O melhor a fazer é prevenir, não permitindo, por exemplo,  a presença de crianças na cozinha. Se de todo isso for impossível, adote o costume de usar apenas as bocas de trás do fogão e de só usar o forno quando os pequenos não estiverem por perto.
 
Álcool e detergentes químicos também têm que ficar fora do alcance das crianças e jamais devem ser guardados em frascos de refrigerantes ou de água, para não serem confundidos.

Caixas de fósforo devem ser mantidas não só fora do alcance como também fora das vistas da garotada para não instigar nenhuma “boa” ideia.

O que fazer e não fazer quando alguém se queima

A primeira providência deve ser lavar o local queimado com água corrente, em temperatura ambiente. Nada de gelo ou água gelada para resfriar a região.

Um jato fraco de água, demoradamente, derramado na zona queimada por dez minutos é o melhor tratamento imediato que se pode dar, e depois cobrir com um pano limpo enquanto se chega ao hospital.

Caso a queimadura tenha sido provocada por produto químico, antes de mais nada, deve-se retirar com cuidado as roupas da criança, protegendo-se também para evitar queimar as próprias mãos. A seguir, lave o local com água corrente. Se for nos olhos, mantenha a criança debaixo d’água por uns quinze minutos.

Não toque a queimadura com as mãos, nem tente descolar tecidos grudados na pele queimada ou retirar corpos estranhos do local queimado. Procure imediatamente um hospital e deixe que os médicos cuidem disso.

Muitas pessoas passam borra de café, manteiga, clara de ovo, pasta de dentes (pelo seu frescor), unguentos e outros produtos estranhos, pensando em aliviar, na hora da emergência, a dor provocada pela queimadura. No entanto, essas substâncias podem causar contaminação na área queimada e agravar o ferimento.

No tratamento especializado, a primeira conduta é a retirada desses produtos com todas as dificuldades e dor que essa remoção exige.

Portanto, não utilize qualquer medicamento ou produto antes de um médico avaliar a gravidade da queimadura. Deixe para ele a indicação do tipo de pomada ou antibiótico tópico que deve ser aplicado e a orientação sobre a forma de fazer os curativos.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões