Dia a Dia

Preparando a festa junina

A  A  A     

19 de junho de 2006

O mês de junho chegou, trazendo o frio do inverno de um lado e a alegria com a comemoração pelos santos juninos (Antônio, João e Pedro) de outro. É o momento de preparar a festa sem deixar faltar nenhum detalhe: brincadeiras, comidas típicas, roupas da roça, música e uma decoração bem especial.

A trilha sonora é parte importante para criar a ambientação de uma boa festa. Como nem todos podem se dar ao luxo de ter um sanfoneiro particular, os Cds são a salvação. Se você não tiver algum bem antigo, já gasto de tanto usar, procure nas lojas mais populares coletâneas com temas típicos. Certamente você só usará nesta época do ano, mas a diversão é garantida e as crianças adoram!

Por falar nelas, uma boa decoração deve envolver toda a família em sua preparação. Comece convocando os pequenos e veja as tarefas que podem designadas a eles. A mais simples delas é a decoração da mesa. Pegue uma toalha e decore com bandeirolas feitos com retalhos de panos velhos, prendendo-as com um barbante ao redor da mesa. A visão final, com a decoração pronta, é uma alegria imensa para as crianças!

As bandeirinhas também são usadas na parede ou cruzando o espaço, como em um varal. Como nem sempre há papel ou tecidos disponíveis, usar revistas antigas é uma idéia barata e em conta. Outro item decorativo de papel que faz muito sucesso é o balãozinho, uma boa oportunidade para os pais sinalizarem contra o perigo de soltar balões de verdade.

Os tradicionais bigodes, costeletas e sardas no rosto podem ser feitos com uma rolha queimada no fogo. Hoje é comum usar itens de maquiagem, mas a velha rolha tem seu charme garantido e a criançada adora.

Preparando as brincadeiras

Pescaria - Uma das favoritas da garotada. Use pequenas varas de bambu com fios de nylon e ganchinhos na ponta. Pode ser até clipes moldados como anzóis. Para os peixes, dá para fazer modelos em papel e colocar as crianças para colorir ou então usar brinquedinhos de plástico, mas lembre-se que todos devem ter argolas em cima, por onde o gancho vai entrar. Coloque-os em uma caixa com areia ou soltos no chão, estabelecendo uma distância mínima para as crianças ficarem.

Corrida da colher na boca com ovo cozido - para aumentar o charme, você pode colorir os ovos. Basta colocar um pedaço de papel crepon na cor desejada dentro da panela durante o cozimento.

Dança da maçã
Esta é muito comum nas escolas. Os dançarinos dividem-se em duplas e coloca-se uma maça entre suas testas. Todos devem dançar com as mãos para trás e sem tocar a fruta, quando a maçã cair, a dupla está fora da brincadeira.

Dança das cadeiras - quem não conhece? Esta é uma das preferidas da garotada!, mas deve criar um verdadeiro caos em apartamentos ou lugares pequenos. O ideal é espaço de sobra!

Colocando o rabo no burro
- parece simples, mas não é, se os olhos estiverem vendados. Basta colocar o desenho de um burro em papel cartão na parede para ver quem consegue, sem ver, prender o rabo de sisal no lugar certo. Vai ter burro com rabo nas orelhas! Os pequenos amam a brincadeira.

Pau de sebo
Muito comum nas festas mais rurais, em fazendas. Arrume um tronco liso e coloque um prêmio interessante lá no alto. Passe sebo pelo tronco e deixe a garotada se divertir a valer com os escorregões!

No mais é muito chapéu de palha, renda, saia rodada, calça jeans com uma perna mais curta que a outra e remendos coloridos, marias-chiquinhas e caras pintadas. Fogueiras, só de mentirinha, e fogos, só estalinhos, pra ninguém sair queimado!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar