Dia a Dia

Civilidade no dia a dia

A  A  A     

 

Faça a sua parte

Certos padrões de comportamento contribuem para piorar a qualidade de vida, de saúde e de convivência nos grandes centros. Problemas como excesso de barulho, de sujeira, engarrafamento, violência... aumentam o nível de estresse e de desconforto da população.

Mas, não adianta só reclamar. Boa parte do "caos" de cada dia pode ser evitada com a contribuição de cada um, basta substituir posturas individualistas e comodistas por comportamentos mais civilizados e críticos. Assim, cada pessoa pode, de forma muito simples, melhorar o dia-a-dia do outro, da cidade e o seu próprio. Veja como contribuir, individualmente, para tornar a vida de todos mais fácil e saudável.

Reduzindo o barulho

A cidade já convive com os motores pouco silenciosos dos coletivos, e as frequentes sirenes de ambulâncias, de carros de polícia e dos bombeiros, para que, então, mais barulho? Usar motos com canos de descarga livre, carros com motores desregulados e buzinar em congestionamentos, só serve para atormentar mais a população. 

As moradias modernas exigem maiores cuidados de seus habitantes, tais como evitar arrastar móveis, derrubar coisas no chão, circular de salto alto e deixar crianças jogarem bola dentro de casa, principalmente, a partir das 23 horas.

Nos condomínios, também, é preciso cuidar do volume dos aparelhos de som e de tevê para não incomodar vizinhos, assim como respeitar os horários de silêncio em festas e reuniões.

Lixo no lugar certo

O lixo moderno vem de diversas fontes e perturba não só o cotidiano das pessoas como também  polui o planeta. A preocupação com a reciclagem  e a poluição é uma questão de saúde e de sobrevivência. Até o óleo de cozinha já pode ser reaproveitado ao invés de obstruir canos e de desaguar na natureza.

Seja na praia, no campo, em viagem ou simplesmente andando pela rua ou de carro, os resíduos de lixo não podem mais ser abandonados, fingindo-se que não trazem consequências. Coletar seu próprio lixo, impedindo que ele entupa bueiros ou degrade o meio ambiente é, nos dias de hoje, além de educado, um ato de cidadania. Fora o que se joga pela janela de apartamentos, causando muitas vezes acidentes, com vítimas. 

Mas quem não se importa em jogar lixo pela janela do carro ou deixá-lo por onde passa, se incomoda menos ainda em saber para onde vão os entulhos de obras domésticas. Nos centros com serviço de limpeza urbana, mediante o pagamento de taxa, a empresa coletora do lixo local se responsabiliza por despejá-lo em aterros apropriados, mas nas cidades próximas, onde falta infra-estrutura, a sucata vai parar em lagoas e rios da região, se o dono do material não ficar atento e impedir.

E o lixo virtual? Aquela montoeira de correntes, de alertas sobre supostos golpes e de teorias conspiratórias que são repassadas para um sem-número de pessoas, ocupando o tempo e lotando caixas de e-mails? Será que todos da sua lista de contatos “curtem”? 

Facilitando o trânsito

Aquela parada “rapidinha”  em local proibido,  para comodidade do motorista  ou de sua família, contribui para grandes engarrafamentos! Fechar cruzamentos para aproveitar o sinal aberto é outra razão de nó no trânsito.

Mas o motorista precisa também se preocupar com o pedestre, não estacionando em calçadas (as mães ficam impossibilitadas de passar com carrinho de bebê!), respeitando a faixa onde eles atravessam e, em dia de chuva, dirigindo devagar para não sair molhando quem está a pé.

Não é tudo muito simples? Então, faça a sua parte....

 

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões