Dia a Dia

Carnaval sem acidentes

Cuidados que os pais devem tomar para garantir a segurança das crianças durante a folia.

A  A  A     

 

Por *Drª Eliane Abad

Seja no carnaval ou nas festas infantis, as crianças são atraídas por fantasias e adereços que fazem parte da brincadeira. No entanto, os pais devem tomar alguns cuidados para evitar acidentes ou contratempos, garantindo a alegria e segurança da folia. Com esse intuito, listamos algumas dicas sobre os cuidados com as crianças durante as festas:

- As fantasias devem ser de tecidos leves, arejados e fáceis de vestir. Deve-se evitar o uso de tecidos sintéticos, que produzem excesso de transpiração, facilitando o surgimento de brotoejas. O ideal é o tecido 100% algodão.

- Evitar fantasias com pontas e babados muito longos para que as crianças não tropecem e venham a cair. Os calçados devem ser confortáveis, de preferência tênis ou sandálias atadas aos pés. Evite o salto alto.

- Evite usar maquiagem em crianças, que facilita o desenvolvimento de alergias e a contaminação dos olhos, desencadeando uma conjutivite. O ideal é utilizar pasta d'água, que além de enfeitar auxilia na proteção solar e na prevenção das brotoejas. Aqueles que desejarem utilizar maquiagem deverão procurar produtos hipoalergênicos, testados dermatologicamente, com aprovação da Anvisa e do Inmetro.

- As espumas de fantasias contêm substâncias (como a cocobetaína) que podem levar a dermatite de contato, com surgimento de coceira, vermelhidão e empolação. Se atingirem os olhos, provocarão ardência e vermelhidão. As serpentinas em spray também podem provocar alergias, principalmente nas peles mais sensíveis, por conter resinas na composição.

- Em qualquer caso de irritação, os pais devem lavar o local com água abundante para remover o máximo do produto. Se os sintomas persistirem, procure auxilio médico.

- Evite o sol nos horários entre 10h e 16h, quando o calor é muito intenso. Aplique protetor solar próprio para crianças em todas as áreas do corpo, não esquecendo das orelhas e dos pés. O protetor deve ser utilizado inclusive em dias nublados.

- As crianças devem beber bastante líquido. Além disso, é importante ingerir alimentos leves e refrescantes, como frutas e sorvetes, que também dão energia para muita brincadeira. Evite alimentos pesados e de procedência desconhecida.

- Não se esqueça de utilizar pulseira de identificação, com o nome da criança e dos pais, o endereço da residência e o telefone para contato. É importante ressaltar que as crianças devem sempre estar sob supervisão ativa dos responsáveis.

OBS: Agradecemos à Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro – SDRJ e à médica Eliane Abad por autorizarem a publicação do artigo que se encontra no site da Sociedade (http://www.sbdrj.org.br/).



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões