Dia a Dia

À mesa, como convém

A etiqueta sempre necessária!

A  A  A     

 

Receber convidados sempre é gostoso, seja para um jantar formal ou um almoço mais descontraído. Mas não importa a ocasião: os convidados devem-se lembrar de você pela recepção correta e não pelas gafes à mesa. Servir é uma arte que demanda bom gosto e elegância, mesmo nos momentos mais informais.. Organizar um almoço ou um jantar é uma tarefa que exige alguns cuidados, mas não é difícil. Deve-se levar em conta o gosto dos convidados, o número de pessoas, se haverá convite formal ou não, o local, o horário, o tipo de serviço e a montagem das mesas - à francesa, à americana ou à inglesa - entre outros detalhes.

Algumas regrinhas costumam ser as mesmas. Os pratos devem ser colocados a um centímetro da borda da mesa. A distância entre um prato e outro deve ser de 60 centímetros. O prato de pão deve estar cinco centímetros à esquerda e acima do prato onde será servida a refeição. As facas devem sempre estar à direita do prato e os garfos à esquerda. Quando houver colher para sopa, ela deve ficar à direita, com as facas.

Copos e taças devem acompanhar a direção da ponta da faca. Em uma seqüência da esquerda para direita eles ficam da seguinte forma: copo para água, taça para vinho tinto e, sempre ao lado, taça para vinho branco. A taça para champanhe ficará atrás das outras, entre as taças de água e vinho tinto. O guardanapo deve ser colocado dobrado, no centro do prato ou ao lado das facas, nunca dentro do copo. O garfo e a colher de sobremesa podem ficar juntos com as pontas viradas para a esquerda acima do prato ou ao lado dos outros garfos e colheres, dispostos respectivamente à esquerda e à direita.

Usar toalha sobre a mesa sempre é recomendado. Porém, em reuniões menos formais, em que se usa adequadamente o serviço à americana , as toalhas podem ser dispensadas e substituídas por jogos de mesa individuais. Também a organização de talheres, copos, taças e guardanapos é mais simples, ainda que, no geral, obedeça às regrinhas mencionadas.

A posição dos convidados à mesa é importante em um jantar formal. Acompanhe cada um à sua cadeira ou escreva os nomes em pequenos papéis colocados atrás de cada prato, para não haver erro nem constrangimentos. Em uma recepção informal, os lugares podem ser decididos na hora pelos convidados, mas cuidado para que não haja desorganização.

Tipos de serviço

À francesa, “comme il faut”

Um jantar à moda francesa é a forma mais sofisticada de se servir, própria para ocasiões formais. Os anfitriões devem sentar-se no centro da mesa, um de frente para o outro. À direita da anfitriã, senta-se o homem mais importante ou o mais idoso. À direita do anfitrião, fica a mulher mais importante ou idosa. A disposição à mesa fica, geralmente, alternada por homens e mulheres. Uma adaptação pode ser feita, caso os donos da casa percebam que alguns convidados têm mais afinidade entre si.

A organização de pratos, copos, talheres e taças deve seguir as indicações anteriores. Deve-se acrescentar o sousplat, um prato maior que fica sob o prato de refeição. Para evitar o barulho na hora de retirá-los, é adequado usar uma toalhinha entre os pratos.

Antes de servir o jantar, é de bom gosto oferecer um coquetel com canapés, salgados quentes, água, refrigerante, suco de fruta ou coquetel sem álcool e alguma bebida alcoólica. Durante o jantar, os donos da casa não devem levantar-se, nem se sentar depois dos convidados. A ordem de tomar lugar à mesa começa pela dona da casa, em seguida por todas as mulheres, e finalmente pelos homens. A refeição começa a ser servida pela anfitriã da casa, em seguida, todas as pessoas à sua direita são servidas dando a volta à mesa.

O jantar é servido por garçons uniformizados em trajes impecavelmente limpos e passados. Os pratos devem ser apresentados e servidos pela esquerda de cada convidado. As bebidas são servidas pela direita. Os pratos são retirados pela direita. Para colocar e retirar pratos, não se deve ser usado guardanapo.

No jantar, devem ser servidos uma entrada, dois pratos principais (duas carnes diferentes), dois acompanhamentos e duas sobremesas. Essa variedade deve existir para que os convidados possam ter opções. Para evitar constrangimentos, é adequado informar-se dos gostos de cada um para montar o cardápio.

À americana, “just in time”

Uma recepção à americana se caracteriza pela informalidade, sem perder o bom gosto. O serviço utiliza-se de um bufê, arrumado em uma seqüência que ofereça aos convidados maior facilidade na hora de se servirem. Em uma mesa, do lado esquerdo, devem estar empilhados os pratos, bem dispostos os guardanapos, os talheres necessários, os copos, e se houver espaço, os pãezinhos. Na mesma mesa, porém do lado direito, separado por um arranjo de flores, devem ser servidos os frios e as saladas. Em uma outra mesa, para não haver aglomeração, disponha os réchauds com os pratos quentes.

Assim como no cardápio à francesa, varie o menu para que todos se sintam à vontade. As carnes, frangos, aves e peixes devem estar fatiados, desossados ou separados em postas para facilitar o convidado e agilizar o processo. Massas também caem bem e você pode variar os molhos, oferecendo-os separadamente.

As sobremesas serão oferecidas quando todos os convidados tiverem terminado a refeição. É elegante ter uma boa variedade para que eles possam experimentar mais de uma ou até mesmo escolher o que preferem. A louça da mesa deve ser recolhida pelos garçons, menos os copos. O café é servido à mesa, com os convidados sentados. Alguns anfitriões preferem organizar os copos e os talheres na mesa. O convidado apenas pega o prato e se dirige para a mesa com ele arrumado. O jogo à americana pode ser usado em reuniões pequenas ou ao ar livre. Mesmo nesse serviço, a toalha de mesa ainda é a melhor opção.

À inglesa, “of course”

A recepção à inglesa tem três variações e também é formal. À moda inglesa simples leva os convidados para a mesa onde recebem os pratos montados. Somente o prato principal é oferecido na hora. As regras inglesas de montagem e disposição à mesa, bem como a ordem para iniciar o jantar, são as mesmas que as francesas.

No jantar à inglesa há duas variantes: no serviço inglês direto o garçom serve os pratos em travessas pelo lado esquerdo do convidado. O prato principal é colocado no centro do prato e as guarnições são distribuídas ao redor. No serviço inglês indireto, a arrumação da mesa tem apenas os talheres, copos, guardanapos e souplats. Os pratos ficam em uma mesa auxiliar ao lado da mesa do convidado, onde é preparado o prato, que é servido pela direita do convidado.

Literatura

- Gafe não é pecado, Cláudia Matarazzo. Editora Melhoramentos.

- À mesa: arranjo e etiqueta, Esther Proença Soares. Editora Escrituras.

- Manual de organização de banquetes, Aristides de Pacheco Oliveira. Editora Senac São Paulo.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões