Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que o Mar Morto tem esse nome?

Um fenômeno único na Terra

A  A  A     

07 de novembro de 2012

O Mar Morto é um caso muito singular, um fenômeno único na Terra. Suas características sempre desafiaram a ciência nos últimos séculos, inclusive através de citações bíblicas: segunda o livro, abaixo de suas águas estão sepultadas as cidades de Sodoma e Gomorra.

Ele recebe este nome porque impossibilita a sobrevivência de peixes e plantas por conta da altíssima salinidade. Como é um dos lençóis de água mais baixos e mais salgados que existem, os animais não conseguem sobreviver.

 

  Mas existe outra curiosidade interessante sobre ele: Por que se flutua mais facilmente no Mar Morto? A explicação está na densidade de sua água, muito maior que a da água "doce". Devido ao clima, a água da superfície se evapora e o sal dissolvido permanece, tornando a água ainda mais salgada. 

Normalmente, a quantidade de sal nos mares varia entre 2% a 3%, mas no Mar Morto ela chega a incríveis 27%, aumentando de acordo com a profundidade. 

Assim, 1/4 deste mar é composto por sal dissolvido em água. Por isso as pessoas bóiam com muito mais facilidade! Outro aspecto curioso sobre o Mar Morto vem de suas supostas propriedades terapêuticas. Como possui altas taxas de minerais em suas águas, como magnésio, potássio e cálcio, suas diversas nascentes atraem pessoas em busca de cura. 



Esta pergunta foi respondida pela equipe de professores do serviço Professor Web

Você tem mais algum mistério desse tipo?Mande sua pergunta pelos comentários
 e confira aqui e no twitter se ela foi selecionada. As respostas são divulgadas todas as quintas-feiras.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar