Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que 1 hora tem 60 minutos?

Desvende este mistério!

A  A  A     

06 de outubro de 2011

Quando começamos a estudar as unidades de medida de tempo, é comum sentirmos alguma dificuldade quando nos deparamos com situações como a seguinte: "quantos minutos há em 2,3 horas?"
 
A razão da dificuldade está no fato de que estamos acostumados a raciocinar em um sistema de numeração decimal mas as unidades de medida de tempo usam um sistema SEXAGESIMAL. O que isso significa? Para tornar mais claro, veja antes esta outra situação:
 
"Quantos centímetros há em 2,3 metros?"

As unidades de medida de comprimento adotam o sistema decimal. Assim, ao passar de uma unidade para outra usamos sempre potências de 10, com as quais é fácil operar em nosso sistema de numeração. Sabendo que 1 metro equivale a 100 centímetros, imediatamente concluímos que 2,3 metros é igual a 230 centímetros.

Já no caso das medidas de tempo, a coisa não é tão imediata, pois 1 hora não corresponde a 10 (ou 100) minutos. Uma hora equivale a 60 minutos. Assim, 1 décimo de hora são 6 minutos e 3 décimos de hora são 18 minutos. Portanto:

2,3 horas = 138 minutos

A mesma relação existe entre minutos e segundos: 1 minuto = 60 segundos.

Mas qual o motivo disso?

Esta é uma herança que recebemos da Mesopotâmia. Como são poucos os registros históricos disponíveis, não está clara a origem deste sistema de numeração sexagesimal entre nossos antepassados que habitavam a região entre os rios Tigre e Eufrates. Alguns estudiosos acreditam que a origem esteja relacionada a questões astronômicas. Outros sugerem que o sistema de base 60 tenha se originado da combinação de outros dois mais antigos, um de base 10 e outro de base 6. Mas esta é uma questão que talvez jamais seja totalmente elucidada.

Para encerrarmos, observe que, ao escolher 60 como base de seu sistema de numeração, eles conseguiam vantagens importantes em termos de cálculos. Nas palavras do ilustre professor Carl Benjamin Boyer:

"Parece provável que a base 60 fosse adotada conscientemente no interesse da metrologia, pois uma grandeza de 60 unidades pode ser facilmente subdividida em metades, terços, quartos, quintos, sextos, décimos, doze avos, quinze avos, vigésimos e trigésimos, fornecendo assim dez possíveis subdivisões."

Esta pergunta foi respondida pela equipe de professores do serviço Professor Web.

Você tem mais algum mistério desse tipo? Mande sua pergunta nos comentários abaixo e confira aqui e no 
Twitter se ela foi selecionada. As respostas são divulgadas todas as quintas-feiras.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar