Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Pensar queima calorias?

Desvende este mistério!

A  A  A     

16 de março de 2012

Todas as atividades realizadas pelo nosso organismo são possíveis graças à energia que é produzida a partir do processo de respiração celular. Neste processo, substâncias químicas, em especial a glicose, reagem com o oxigênio, que inspiramos, liberando energia que é fornecida ao organismos para realização de todas as atividades necessárias à sobrevivência.

Pensar, exige transmissão de impulsos nervosos, portanto, há necessidade de gasto de energia. A energia gasta pelo organismo corresponde à perda de calorias. Quando falamos em calorias estamos nos referindo à quantidade de calor que o metabolismo energético dos alimentos, ou seja, o processo de respiração celular, pode proporcionar.

De acordo com o  Dicionário de Nutrição e Tecnologia de Alimentos, a unidade de calor utilizada na nutrição é a quilocaloria – abreviatura em kcal.  As atividades de reflexão, racicínio e inteligência são exercidas no cérebro, estrutura que é constituída por 100 bilhões de células nervosas, vasos sanguíneos e órgãos secretores.

Pesquisas científicas descobriram que o cérebro possui diversas regiões que controlam diferentes órgãos como a visão, audição, olfato, paladar, emoções e outros ações. Porém, ainda não se tem conhecimentos detalhadas sobre sobre os mecanismos que reagem o pensamento e a memória.

Os neurônios, células do sistema nervoso,  transmitem informações através do impulso nervoso que é um processo em que há necessidade de entrada e saída de substâncias dos neurônios, o que necessita de energia para ocorrer. 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar