Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

O que é um alimento defumado?

Um método de conservação bastante antigo.

A  A  A     

10 de janeiro de 2013

A primeira definição que importa: o alimento defumado é aquele que passa pelo processo de defumação. Simples,não? :)
 

A defumação é um método de conservação de alimentos bastante antigo. Consiste em submeter o alimento a um processo de cura e exposição à fumaça proveniente da queima de serragem umedecida, onde os agentes conservantes provenientes da queima da madeira agregam sabor característico e aumentam o tempo de conservação do alimento.

O processo retira o excesso de umidade do produto, diminuindo os riscos de deterioração, pois reduz a atividade dos microorganismos. O sistema para a prática de defumação é simples, com baixo investimento em instalações e equipamentos. Atualmente existem defumadores portáteis e pequenos que podem ser utilizados mesmo em apartamentos.

Peixe, presuntos e salsichas são comumente submetidos a este processo. Parte da ação preservadora deve-se a agentes bactericidas presentes na fumaça, assim como à desidratação produzida no processo.

 

Esta pergunta foi respondida pela equipe de professores do serviço Professor WebVocê tem mais algum mistério desse tipo? Mande sua pergunta nos comentários abaixo e confira aqui e no twitter se ela foi selecionada. As respostas são divulgadas todas as quintas-feiras.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar