Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

O que causa um deslizamento de terra?

A  A  A     

14 de janeiro de 2010

No último réveillon uma tragédia aconteceu no Município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas resultaram em desabamentos de imóveis privados, mortes e desabrigados.

O deslizamento de terra é na verdade apenas uma categoria dos chamados “movimentos de massa”: processo de vertente que envolve o desprendimento e transporte de solo e/ou material rochoso encosta abaixo. Na verdade, são fenômenos naturais e/ou antrópicos e causam problemas imediatos para a população pobre ou rica e também para o Meio Ambiente. Diferenciam-se dos processos erosivos pela quantidade de massa transportada a uma grande velocidade.

Muitas cidades, em sua expansão, avançam para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso da ocupação de vertentes de morros ou de obras efetuadas em áreas extremamente suscetíveis à intempéries intensas ou solos fragilizados.

Dependendo do volume de material do deslizamento o grau de destruição é maior, principalmente se ocorrer em ocupações irregulares em centros urbanos. O deslizamento é um fenômeno natural de modelagem do relevo, e está presente em qualquer paisagem que tenha relevo e características propícias para a formação do fenômeno. Ele se torna um impacto ambiental urbano no momento em que o homem ocupa áreas que podem ocorrer este processo.

Em Angra, os deslizamentos ocorreram por causa das acomodações de uma porção do terreno que se movimentou devido à quebra de atrito entre solo/subsolo ou solo/rocha matriz. O fenômeno ocorreu por causa da grande quantidade de água da chuva que se infiltrou no solo e o deslizamento ocorreu quando houve o movimento do material superficial, com a força da gravidade. Some-se a isso, o fato das construções estarem localizadas no sopé das encostas, destino natural dos sedimentos soltos que vão sendo carregados pela água da chuva.

Esta pergunta foi respondida pela professora Débora Rodrigues, da equipe de professores do serviço Professor Web.

Você tem mais algum mistério desse tipo?

Envie sua pergunta através do campo de comentários abaixo e depois confira aqui ou em nosso Twitter se ela foi selecionada.

As respostas são divulgadas todas as quintas-feiras.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar