DISCIPLINAS

Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

O ovo esta cru ou cozido?

A  A  A     

02 de janeiro de 2015

Algumas vezes (poucas, creio eu!), nós acabamos cozinhando ovos demais e voltamos a guardá-los dentro da geladeira junto com os ovos crus. Digamos então que precisamos saber se um ovo com casca que esta na geladeira está cru ou cozido. Como fazer?

Bem, para uma criança de 5 anos a resposta é simples: “Pega o ovo e joga no chão...se fizer sujeira esta cru, senão cozido!” Tudo bem, boa resposta, mas nossas mães, namoradas e esposas não iriam gostar! Os ovos cozidos não giram como os ovos crus e isso pode nos ajudar a resolver este problema.Quando cozinhamos um ovo, ele fica com a gema e a clara “duras”, e ao colocarmos ele sobre uma mesa fazendo-o girar ele vai girar mais rápido e durante mais tempo do que o ovo cru. Para explicar isso devemos ter em mente que o ovo cozido gira como se fosse um corpo único. Já o ovo cru, como temos um líquido no seu interior, em função da inércia (tendência a manter o estado do seu movimento), ao fazermos com que ele gire com os dedos da nossa mão na sua casca fazendo um movimento giratório, o líquido demora um pouco mais para pegar este “EMBALO”, sendo assim ele acaba ficando mais lento, pois o liquido “que prefere ficar parado (inércia) acaba freando o movimento que acabamos de inflingir ao ovo como um todo.

Já falamos no momento imediatamente posterior ao “embalo” que damos ao ovo, mas tem algo mais?

Sim! O ovo cru também se difere do ovo cozido em seu movimento de rotação! Se temos um ovo cozido girando, ao simplesmente tocarmos este ovo com um dedo o movimento irá parar de imediato, já em um ovo cru, ao colocarmos o dedo o ovo irá parar naquele instante mas se rapidamente retirarmos o dedo, o ovo cru novamente iniciará o seu movimento de rotação, com menos velocidade é claro mas ao contrário do ovo cozido ele continua se movimentando. Por que acontece? Novamente em função da INÉRCIA! No entanto neste caso o líquido dentro do ovo “prefere ficar em movimento”! Uma outra maneira de reconhecer quem esta cru ou cozido, mas um pouco mais complicada seria amarrarmos os dois ovos que queremos fazer o experimento (utilize barbante e fita adesiva) usando exatamente as mesmas quantidade de materiais, suspenda os dois ovos e torça o fio que os segura um número de vezes qualquer, porém iguais para ambos. O ovo cozido irá girar no sentido contrário ao soltarmos, torcerá o barbante, voltará a girar no sentido contrário, torcerá o barbante e assim sucessivamente até parar por definitivo. Já o ovo cru, fará um número de vezes bem menor do que o ovo cru...razão do fato? A inércia do liquido dentro do ovo freia o ovo cru antes do ovo cozido! Faça o teste depois! Cozinhe um ovo e pegue um cru, mas cuidado para não deixar a casca do ovo cozido quebrar durante a fervura pois se acontecer não haverá como comprovar,OK! Por final... Coma o ovo, não desperdice! Abraços e até uma próxima e divertida missão de desvendar mistérios!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões