Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso
cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Gaiola de Faraday? O que é isso?

A  A  A     

12 de novembro de 2009

Uma gaiola de Faraday funciona como uma blindagem elétrica e protege instrumentos e/ou aparelhos muitos sensíveis colocados em seu interior. ALgumas construções que necessitam de proteção contra descargas atmosféricas podem se utilizar das funções da gaiola, assim como , instalações perigosas como paióis e locais de preparação de explosivos que necessitam de segurança extrema.

Para checar se os campos eletromagnéticos ou elétricos externos estão realmente bloqueados, existem algumas verificações-padrão, que podem ser feitas através de pêndulos elétricos postados no interior e exterior, ou por meio de eletroscópios colocados no seu interior.

Caso não existam cargas elétricas no interior, verificamos que, ao eletrizar a gaiola por contato com um gerador eletrostático, os pêndulos exteriores se desviam das paredes, acusando a eletrização, enquanto os interiores permanecem imóveis. Esta é a comprovação de que não existem cargas elétricas no interior da gaiola.

Veja um exemplo: Fonte: Shielding Systems

A Gaiola se baseia nas em duas leis de Faraday:

1ª lei de Faraday: A massa de uma substância libertada em qualquer um dos eletrodos, assim como a massa da substância decomposta, será diretamente proporcional à quantidade de eletricidade que passa pela solução durante uma eletrólise. 2ª lei de Faraday: No equilíbrio elétrico a força elétrica no interior dos condutores completamente fechados e desprovidos de corpos eletrizados é nula.

Michael Faraday (1791–1867) foi um químico e físico inglês que deixou grandes contribuições nos campos do eletromagnetismo e da eletroquímica.




Esta pergunta foi respondida pela professora Ana Teresa Feijó, da equipe de professores do serviço Professor Web.

Você tem mais algum mistério desse tipo?

Envie sua pergunta através do campo de comentários abaixo e depois confira aqui ou em nosso Twitter se ela foi selecionada.

As respostas são divulgadas todas as quintas-feiras.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar