DISCIPLINAS

Convivendo com a Diferença

Projeto Praia para Todos: alegria no mar

A  A  A     

30 de janeiro de 2015

Uma frase comum no Brasil ressalta que as praias são os espaços mais democráticos do país, abertas 24 horas a quem quiser visitá-las, sem distinção de raça, credo ou classe social. A simpatia da afirmação, porém, não condiz com a realidade de quem tem dificuldades físicas para acessar estes espaços. 

A areia é inicialmente um dificultador para quem tem mobilidade reduzida, o que impede, na maioria das vezes, o desejo de chegar ao mar. Se estes obstáculos são comuns em todas as praias do país, no Rio de Janeiro, sede dos Jogos Paralímpicos, eles ganham dimensão maior a dois anos do evento. 

Um projeto iniciado há sete anos pode ajudar a diminuir estes problemas. O "Praia Para Todos" já atendeu mais de 10 mil pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades físicas especiais. Sempre no verão, até maio, aos sábados e domingos em Copacabana e na Barra da Tijuca, um time com 25 profissionais tenta tornar real o sonho de pelo menos 50 pessoas ao dia de poder frequentar a praia normalmente. Além disso, o projeto promove a socialização, a integração com a natureza e chama a atenção para um problema ignorado quase sempre por todos nós.

Todo o acompanhamento e as atividades são gratuitos e feitos por professores de educação física e fisioterapeuta. A lista este ano tem novidades, como o vôlei sentado e também Beach Soccer, mas a grande atração é o banho do mar com cadeiras anfíbias, uma realidade inimaginável até alguns anos atrás para quem tem mobilidade reduzida. 


Informações:
SITE:  http://www.praiaparatodos.com.br/

Sábados e domingos, das 9h às 14h, até o mês de maio
Copacabana – Entre os Postos 5 e 6 (perto da Rua Francisco Sá)
Barra da Tijuca – Posto 3

Atividades: 
vôlei sentado- até março
surfe adaptado (apenas na Barra)- até março
stand up paddle (somente em Copacabana), frescobol e banho de mar-até maio



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões