DISCIPLINAS

Convivendo com a Diferença

Páscoa solidária

Que tal levar ovos e alegria para quem precisa?

A  A  A     

25 de março de 2015

A Páscoa é a festa mais importante dos cristãos. Em meio a festividades, muito chocolate e comemoração pelo feriado estendido, muita gente acaba seguindo os preceitos católicos e não come carne vermelha, por exemplo. Se a religião não é mais seguida fielmente como antes, um novo sentimento vem aflorando e recebendo cada vez mais apoio durante esta comemoração tão especial para as crianças: a solidariedade.

As doações não ficam mais restritas ao Natal e hoje a Páscoa já registra participações de ONGs e campanhas de voluntários de empresas que se organizam em grupos de ajuda. Simples visitas a instituições de apoio a menores têm o poder de modificar por completo a Páscoa de crianças carentes e sem a menor perspectiva de algum tipo de comemoração.

Doações e solidariedade

Muita gente consegue estender a solidariedade aos filhos e fazê-los participar ativamente de doações. No Natal, muitos pais condicionam o recebimento de um novo brinquedo à escolha de um antigo em bom estado para ser enviado a ONGs e casas de apoio a menores carentes. O mesmo pode ser realizado com ovos de Páscoa ou coelhinhos de pelúcia, especialmente aqueles que ainda estão bem-conservados, mas já foram esquecidos pelos filhos e não fazem mais parte das brincadeiras diárias.

Além de deixar felizes algumas crianças, é importante começar a despertar os sentimentos de solidariedade e cuidado com o próximo, valores por vezes esquecidos em nossa sociedade. Adotando este tipo de comportamento desde cedo, certamente os mais jovens irão repassar estas atitudes no futuro, contribuindo para a formação de uma geração mais preocupada com o bem-estar coletivo.

O nome Páscoa vem do aramaico "Pessach", e significa a passagem da escravidão à liberdade. Que sentimento de liberdade pode ser maior do que a possibilidade de sonhar novamente? Mesmo que momentaneamente. Esse é o objetivo de milhares de ONGs e voluntários espalhados pelo Brasil: fazer os muito carentes sonharem com um futuro melhor, onde roupas, alimentos e moradia não faltem, assim como brinquedos e educação para as crianças.

Participe, inclua seus filhos, amigos de trabalho e familiares nesta rotina de solidariedade e contribua para uma sociedade melhor, não só na Páscoa, mas em todas as oportunidades!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões