Convivendo com a Diferença

Escolas de samba são exemplo de cidadania

A  A  A     

 

Freqüentemente apontado como “a festa mais popular” do mundo, o carnaval vem garantindo o acesso à cidadania para muitos moradores de comunidades carentes. O benefício não chega através das televisões ou da caridade das celebridades envolvidas na promoção, mas sim pelas mãos das escolas de samba. Estas entidades vêm criando oportunidades durante todo o ano para os moradores de suas regiões, envolvendo-os com ensaios e desfiles e garantindo o sustento de suas famílias.

No Rio de Janeiro, o projeto Carnaval e Cidadania abre oportunidades em três frentes: Oficina de Moda de Carnaval,Armazém de Samba e Unidos pela Cidadania. Todas oferecem possibilidade de qualificação profissional para carentes, mulheres vítimas de violência domésticas e portadores de necessidade especiais. Quem participa do programa passa a trabalhar diretamente com o carnaval, seja na costura de fantasias, no estudo de modelagens ou nos moldes produzidos pela carpintaria para os carros alegóricos.

Mangueira, caso de sucesso

A Estação Primeira de Mangueira é uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro e pode se orgulhar de participar de um dos mais vitoriosos projetos unindo samba e cidadania. A Vila Olímpica da Mangueira é um exemplo perfeito de como as escolas de samba podem modificar a vida das comunidades ao seu redor. Idealizado a partir de 1987, o programa vem crescendo a cada ano e felizmente apresenta resultados crescentes. O mais significativo deles é o aumento da taxa de escolaridade das crianças residentes no morro: um salto de 40% para 95% em dez anos. Com o apoio de órgãos do governo, doações e incentivos da iniciativa privada, o leque de opções vem aumentando assim como as possibilidades para os residentes do local, que finalmente conhecem o sentido da palavra cidadania e das oportunidades no mercado de trabalho.

Adolescentes e portadores de necessidades especiais também são lembrados e têm à disposição algumas opções, de cursos profissionalizantes que serão utilizados na montagem de fantasias, alegorias e adereços à prática de esportes. As atividades esportivas, por sinal, têm ajudado a consolidar o nome da Mangueira fora dos limites da cidade a partir da formação de atletas de reconhecida qualidade e aptos a disputar as principais competições nacionais. Ainda na esfera esportiva, os Jogos Especiais proporcionam a participação de portadores de necessidades especiais em competições de natação, vôlei, futebol e atletismo.

A Vila Olímpica também conta desde 2003 com o projeto Casa Lar, onde portadores de necessidades especiais que perderam o referencial familiar têm um atendimento personalizado. A equipe de apoio é composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos.

Em meio aos excessos da folia é reconfortante lembrar que as escolas de samba são o meio mais fácil de acesso à cidadania para grande parte da população carente . 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões