Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Autismo

Os caminhos para a conscientização.

A  A  A     

01/04/2014 · atualizado em 01/04/2014

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em dois de abril. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com a finalidade de divulgar o autismo, diminuir a discriminação e aproximar a comunidade médica e a família dos portadores do transtorno.

Estima-se que haja no mundo 70 milhões de autistas, mas as estatísticas brasileiras ainda não são confiáveis, pela desinformação que cerca o transtorno.



Descrito pela primeira vez em 1943 para denominar uma disfunção no desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação e de socialização, o autismo ainda não é suficientemente conhecido, dadas as variadas formas que pode assumir. Ao contrário de outras disfunções, como a Síndrome de Down, cujos portadores têm características físicas que facilitam a identificação precoce, o autismo não é facilmente identificado e diagnosticado.  Pode manifestar-se em graus variados e geralmente se observa comprometimento em habilidades linguísticas e nas relações sociais. Hoje a definição mais aceita para autismo é a de um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Estima-se que haja no mundo 70 milhões de autistas,mas as estatísticas brasileiras ainda não são confiáveis, pela desinformação que cerca o transtorno.

O tratamento do autismo consiste em um programa muito abrangente, envolvendo o portador, a família e diversos profissionais e deve ser iniciado tão logo identificado o transtorno. Os especialistas em tratamento de autismo são unânimes em defender a inclusão social do autista. Por isso, são bem-vindas ações de esclarecimento sobre o transtorno, bem como de divulgação das possibilidades do autista, tal como feito recentemente em novela exibida em horário nobre.

No Rio de Janeiro, a lei nº 6708, aprovada em março de 2014, obriga a inclusão e reserva de vagas na rede pública e privada de educação para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. A lei é, sem dúvida, um avanço, mas há que se considerar as dificuldades que as escolas têm em se adaptar para cumpri-la. Faltam profissionais treinados e sua absorção certamente terá reflexos econômicos. Há que se pensar em alternativas como redução de carga tributária ou outras que viabilizem a implantação.

A complexidade do autismo e as dificuldades de diagnóstico e tratamento serviram de inspiração para o símbolo do Dia Mundial, uma fita com peças de quebra-cabeça. E o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é  uma boa oportunidade para conhecermos mais o que é o autismo e, assim, reformularmos conceitos e combatermos o preconceito.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões