Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Páscoa

O que norteia esta celebração.

A  A  A     

17/04/2014 · atualizado em 04/11/2019

Ovos de chocolates, bombons... O que significa celebrar a Páscoa?

A Páscoa não é feita só de chocolates, com suas diferentes combinações de sabores, formatos e tamanhos.  Esta celebração é uma festa cristã que tem como finalidade reviver a ressurreição de Jesus Cristo.

Associada também à imagem do coelho a Páscoa é uma festividade aguardada por muitas pessoas. Mas por que o coelho?



Conta a história que o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos para que elas os encontrassem na manhã de Páscoa. A tradição do coelho vem do fato de que esses animais são reconhecidos por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa significa ressurreição, renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade.

E os ovos?

O ovo significa vida. E a ressurreição de Cristo é a própria vida!

O Domingo de Páscoa é celebrado em várias partes do mundo.



No entanto, a tradição de oferecer ovos veio a Ásia Oriental, mais especificamente, da China.
Há vários séculos, os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola para depois cozinhá-los com beterraba. Ao retirá-los do fogo, eles ficavam cobertos com desenhos.

Esse costume chegou também ao Egito. E assim, chineses e egípcios passaram a distribuir ovos de presentes no início da primavera. Somente após a ressurreição de Jesus Cristo, que os cristãos passaram a utilizar os ovos como símbolo de nova vida. E no século XVIII a Igreja Católica adotou-o oficialmente, como símbolo da Páscoa. Desde então, trocam-se os ovos enfeitados no Domingo de Páscoa, após a Semana Santa.

Páscoa pelo Mundo

O Domingo de Páscoa é celebrado em várias partes do mundo, só que com costumes diferentes. Veja:

 – nos Estados Unidos, as crianças costumam brincar de “caça ao ovo” no domingo de Páscoa. Os pais escondem os ovos cozidos, decorados com tintas, no quintal ou dentro de casa para que elas possam procurar.

 – na Bélgica e na França, as crianças fazem ninhos de palha e os escondem em seguida na grama para que o coelho da Páscoa os encha de ovos.

 – na Bulgária, há o costume de colorir ovos cozidos após a missa na Quinta-feira Santa. Depois do almoço de Páscoa, cada pessoa da família pega um ovo e todos começam a batê-los uns com os outros. Quem ficar com o ovo inteiro terá um ano de sorte.

 – na China, na época da Páscoa, acontece o Ching-Ming, onde as pessoas visitam os túmulos de seus ancestrais e fazem oferendas, com refeições e doces.

 – na Europa Oriental, Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia as pessoas presenteiam parentes e amigos com ovos coloridos. Segundo a tradição, as crianças comportadas ganham estes ovos e doces do coelho, que são deixados em um boné escondido.

É interessante conhecer como a Páscoa é celebrada pelo mundo. Cada país tem uma forma bem particular e cultural de celebrar a data. No entanto, mesmo sendo diferentes todas estão norteadas pelos sentimentos de paz e amor. Sendo assim, aproveite este momento e viva a melhor Páscoa da sua vida, confraternizando com sua família e amigos.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões