Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Sustentabilidade

Brasil está entre os dez países que mais investiram em energia limpa.

A  A  A     

06/04/2015 · atualizado em 06/04/2015

Energia limpa. Você sabe o que isso significa? Ela é um tipo de energia que não libera, ou libera em baixíssimos níveis, poluentes e resíduos quando produzida ou consumida. Em tempos de calorosos debates sobre o aquecimento global, é relevante que todos conheçam os benefícios destas fontes de energia.

A energia limpa é gerada de diferentes formas, sendo a mais comum a originada a partir dos raios do Sol, ou seja, a energia solar.  Outros tipos são:

- Energia eólica: desenvolvida a partir da força do vento;

- Agroenergia: energia obtida por produção agrícola;

- Biomassa: energia gerada pela transformação térmica da biomassa de plantas.

Nos últimos anos, alguns países investiram nestas formas de fabricação de energia. Em 2014, por exemplo, o capital direcionado aumentou 17%, atingindo US$ 270 bilhões, contra US$ 232 bilhões em 2013.

Um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) esclareceu que o desenvolvimento de projetos eólicos em alto mar, na Europa, e o progresso de instalações solares na China e no Japão fomentaram o crescimento dos números.

O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou que “estas tecnologias de energia limpa são indispensáveis e sua importância global vai aumentar à medida que o mercado amadurecer, os preços continuarem a cair e a necessidade de controlar as emissões de carbono se tornar mais urgente.”

Os países ainda não conseguiram igualar a produção as suas reais necessidades de consumo.

Países produtores

O Brasil está entre os dez principais produtores de energia limpa do ano passado. Junto com ele estão: China, Estados Unidos, Japão, Rússia, Alemanha, Noruega, Espanha, Canadá e Índia. Entretanto, os países ainda não conseguiram igualar a produção as suas reais necessidades de consumo, fabricando bem menos do que precisam.

Até junho de 2014, a Noruega foi o único país que conseguiu produzir 100% do que consome em de fonte energética renovável. Em bilhões de kilowatts, os números de produção foram de 121 e o consumo de 111.

Dicas sustentáveis

Vale relembrar que durante a extração do petróleo, carvão e outros combustíveis fósseis para obtenção de energia por queima ocorre a liberação do gás carbônico e outros gases, transformando a terra em uma “estufa”. Por causa deste agravante, a necessidade de investimentos nos projetos para a geração de energia limpa é relevante e misturar-se a outras práticas sustentáveis que objetivam a preservação do meio ambiente.  

A seguir algumas dicas sustentáveis que são simples e você pode fazer em casa:

- Separe o lixo;

- Não descarte o óleo de cozinha pelo encanamento;

- Use sacos de compra reutilizáveis;

- Escolha produtos que funcionam com pilhas recarregáveis e baterias.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões