Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Segundo bissexto

2015 terá um segundo a mais.

A  A  A     

12/01/2015

O novo ano mal começou e é possível afirmar que 2015 já vai entrar para história. O Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS) divulgou que este ano terá 1 segundo a mais.

A necessidade deste ajuste temporal foi identificada pela organização responsável por manter padrões de referência e tempo no mundo todo. De acordo com os especialistas, o aumento de 1 segundo ocorrerá porque a rotação do planeta está um pouco mais lenta.

A adição do segundo ocorrerá em junho, mais precisamente, na virada entre o dia 30 junho e 1º de julho. O IERS esclareceu que quando o relógio registrar 23h59m59s, o ponteiro não avançará automaticamente para as 00h. Ou seja, os relógios farão a leitura registrando 23h59m60s e, desta forma, o dia 30 de junho de 2015 terá 86.401 segundos.

Não é a primeira vez que um ano ganha um segundinho extra. Este procedimento que se chama “segundo bissexto” ou “segundo intercalar” já aconteceu 25 vezes, sendo a primeira vez no ano de 1972 e o último, recentemente, em 2012.  

De acordo com os especialistas, o aumento de 1 segundo ocorrerá porque a rotação do planeta está um pouco mais lenta.

Tecnologias

Se para nós a soma de um segundo não faz diferença e equivale a um piscar de olhos, para os sistemas operacionais de tecnologias isto se torna um problema. Para Antônio Carlos Morim, coordenador de Pós-graduação de Inteligência Competitiva e Marketing ESPM-Rio, “não é a primeira vez que isso acontece. As empresas já vivenciaram isso antes e tiveram tempo para se preparar. Basicamente, todos os programas operacionais já possuem um protocolo de ajuste de tempo.”

A questão da adição do segundo é bastante polêmica e polariza opiniões entre os países. O Reino Unido reconhece a necessidade da correção e argumenta que a não inclusão pode fomentar um transtorno no tempo, interferindo no sistema de fusos horários adotados a partir do Meridiano de Greenwich. Por outro lado, os Estados Unidos são contra. Os norte-americanos defendem que o ajuste  prejudica os sistemas de navegação e de comunicação, atrapalhando transações financeiras que utilizam o registro preciso do tempo.

Você sabe como é delimitado o dia?

O dia é delimitado pela média de tempo necessária para a rotação da terra em seu eixo. Deste modo, o ano fundamenta-se no tempo estimado para uma rotação da terra à volta do Sol. Essas explicações parecem complexas, entretanto, estão associadas à passagem das horas e do ano que fazem parte do nosso dia a dia.

A relação da sociedade com o tempo

Quem nunca teve a sensação que o dia foi curto e precisava de mais algumas horas para dar conta de tudo que necessita fazer? A atual sociedade está diariamente presa aos calendários e aos relógios. Afirma-se que a civilização do século XXI se organiza pelo tempo e, simultaneamente,  é o tempo que organiza a sociedade.

Independente desta relação, não perca tempo. Organize o seu dia, com base nas prioridades. Não acumule atividades e não desperdice o tempo.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões