DISCIPLINAS

Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados, três vezes por semana no ar!

Progresso Social

Segundo pesquisa, Noruega é o país mais socialmente avançado do mundo.

A  A  A     

06/07/2015 · 12:25

O que torna um país bem-sucedido? Um estudo realizado pela fundação norte-americana The Social Progress Imperative se esforçou para responder esta questão e trouxe observações importantes sobre o conceito de progresso social.

A pesquisa recebeu o título de The Social Progress Index (”O Índice de Progresso Social”) e enfatizou que apenas o desenvolvimento da economia não é o bastante para determinar que um país seja avançado socialmente. Segundo os pesquisadores, um país bem-sucedido e em constante fase de progresso social precisa atender:

- Todas as necessidades fundamentais da população (saúde, saneamento e segurança);

- Dar condições para elevar a qualidade de vida (educação e conhecimento);

- Criar oportunidades para que as pessoas explorem seus potenciais (educação superior, respeito aos direitos, liberdade de escolha, inclusão e tolerância).

Estes três itens somados aos aspectos econômicos são os que tornam um país avançado socialmente, de acordo o estudo. Um dos objetivos da pesquisa é ampliar o conceito de progresso social que, por muitas vezes, fica restrito ao poder econômico.

A seguir um ranking com os três países mais avançados socialmente do mundo:

1º Noruega - 88,36

A nota de progresso social da Noruega é de 88,36, dando ao país europeu o 1º lugar na lista dos países mais avançados socialmente no mundo. A Noruega se destacou com uma nota expressiva em necessidades básicas, somando 94,8, e seus outros números foram 88,46 em qualidade de vida e 81,82 em criação de oportunidades.

2º Suécia - 88,06

A Suécia com a nota de 94,83 mostrou que se preocupa com a saúde, saneamento e segurança da sua população. O país conquistou 88,06 pontos na avaliação do progresso social, ocupando do 2º lugar do ranking. Os bens do bem-estar e oportunidades atingiram 86,43 e 82,93 pontos, respectivamente.  

O Brasil aparece na lista em 42º lugar e a nota geral de progresso social brasileiro é de 70,89.

3º Suíça - 87,97

O terceiro país do ranking é a Suíça, com a nota de 87,97. Necessidades básicas, bens do bem-estar e oportunidades obtiveram 95,66, 86,50 e 81,75 pontos, nessa ordem.

42º Brasil - 70,89

Islândia, Nova Zelândia, Canadá, Finlândia, Dinamarca, Holanda e Austrália completam a lista dos países mais bem-sucedidos. Na América Latina, os destaques do ranking foram Uruguai na 24ª posição e o Chile na 26ª.  

O Brasil aparece na lista em 42º lugar e a nota geral de progresso social brasileiro é de 70,89. As necessidades básicas, os bens do bem-estar e oportunidades atingiram 71,14, 76,21 e 65,33 pontos, respectivamente.  

Esta posição do Brasil não é nada animadora, uma vez que reflete inúmeros problemas econômicos, educacionais e infraestruturais que são comuns no país. Assim sendo, que este lugar brasileiro no ranking não seja compreendido como mais um índice ruim e sim, como um incentivo para que todos os setores da sociedade trabalhem juntos em busca de uma sociedade efetivamente avançada socialmente.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões