10/11/2014
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é sempre muito aguardado pelos candidatos e, também, pelos professores que ajudam os alunos durante a preparação para a prova.
Neste ano especulou-se sobre diferentes assuntos, entre eles o vírus ebola, eleições e racionamento de água. No entanto, o tema da redação do ENEM 2014 sobre “publicidade infantil em questão no Brasil" surpreendeu os estudantes.
Faz tempo que as questões em torno da propaganda para crianças estão sendo discutidas por profissionais de diferentes áreas. Grupos de publicitários, pedagogos, sociólogos, médicos, jornalistas e psicológicos se dedicam ao estudo específico deste conteúdo com a finalidade de desenvolver regras que se adequem às características da infância.
Autorregulamentação
Desde março de 2013, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) adotou medidas severas em relação à publicidade infantil. O código brasileiro de autorregulamentação publicitária destaca que nenhum anúncio destinado às crianças pode ter apelo imperativo de consumo, isto é, “compre” ou “peça aos seus pais”.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidos (IDEC), a vulnerabilidade da criança deve ser levada em consideração, uma vez que elas são mais impressionáveis ao marketing. Em linhas gerais, esta falta de consciência das crianças para o consumo é o que mais preocupa as autoridades.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidos (IDEC), a vulnerabilidade da criança deve ser levada em consideração, uma vez que elas são mais impressionáveis ao marketing.
O ano que ficará marcado na história e na lembrança para sempre.
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