Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Poluição atmosférica

Relatório da OMM revela que nível de CO2 está em 142%.

A  A  A     

12/09/2014

A quantidade de poluentes atmosféricos cresce a cada ano e por isso, os especialistas tentam  orientar as indústrias e a sociedade civil sobre os cuidados com a qualidade do ar. Um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), trouxe informações relevantes e recentes sobre esta temática, revelando que o nível de dióxido de carbono cresceu em grande velocidade, entre 2012 e 2013.



Os dados da pesquisa enfatizam que a média global de dióxido de carbono na atmosfera chegou a 396 partes por milhão (ppm), em 2013, e isso significa que houve um aumento de 3 ppm se comparado ao ano de 2012. Segundo o relatório, a elevação do CO2 foi desencadeada pela baixa absorção de carbono pela biosfera e não apenas por causa das emissões de poluentes.

Este acréscimo registrado na investigação é realmente preocupante, uma vez que foi considerado o mais ágil dos últimos 30 anos. O relatório também apurou que o nível de CO2 está atualmente em 142%, registrando sua maior alta desde a Revolução Industrial.

O secretário geral da OMM, Michel Jarraud, enfatizou que “o Boletim de Gases do Efeito Estufa mostra que, em vez de reduzir, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera cresceu no último ano mais rapidamente do que nos últimos 30 anos.”

Os dados da pesquisa enfatizam que a média global de dióxido de carbono na atmosfera chegou a 396 partes por milhão (ppm), em 2013.



Relembrando... Dióxido de carbono

O dióxido de carbono ou gás carbônico é uma substância química de dois átomos de oxigênio e um de carbono, representado pela fórmula CO2. É inorgânico e em temperatura ambiente se apresenta nos seguintes estados: apolar, gasoso, linear, incolor, inodoro e solúvel em água. 

O dióxido de carbono é liberado durante a respiração humana e na queima de combustíveis fósseis, entre eles, gasolina e diesel. Vale observar que a sua inalação, em intensa quantidade, provoca irritações nas vias aéreas, vômitos, náuseas e em alguns casos a morte por asfixia. No reino vegetal é indispensável para a fotossíntese.

Algumas reações químicas utilizam o dióxido de carbono como subproduto. Entre os exemplos têm-se a fermentação das bebidas alcoólicas. Nos refrigerantes e na água gaseificada o gás carbônico é utilizado de modo dissolvido, contribuindo com a efervescência dessas bebidas. Outra forma de uso do CO2 é em extintores de incêndio e como anestésico em animais que serão abatidos.

Legislação brasileira

O Brasil possui leis específicas que tratam das emissões atmosféricas. Na América do Sul, o país foi um dos primeiros a definir uma legislação que tem por finalidade reduzir as emissões dos veículos. A lei nº 8.723, de outubro de 1993, estabelece alguns critérios básicos, prazo e limites de emissão para veículos novos e convertidos.

As leis n° 1.413, 76.389 e 6.803 discorrem sobre o controle de poluição por fontes fixas, isto é, indústrias e mineradoras, por exemplo. Os documentos descrevem os níveis máximos de poluição e também sobre a localização dos complexos industriais para que eles não interfiram nas atividades humanas ao redor.

Práticas simples

Infelizmente, o problema da poluição atmosférica está longe de ser resolvido, mas ações pontuais podem ser feitas para diminuir os impactos. O cuidado com o carro é uma destas práticas simples e que preservam o ar. Por isso, troque o óleo do veículo, de acordo com as orientações do fabricante e não deixe o combustível na reserva porque quando mais cheio o tanque, menor a evaporação.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões