DISCIPLINAS

Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados, três vezes por semana no ar!

Educação brasileira

País não atingiu quatro das cinco metas estipuladas pelo movimento Todos Pela Educação.

A  A  A     

03/07/2015 · 03:52 · atualizado em 03/07/2015 03:56

Em tempos de calorosos debates sobre a redução ou não da maioridade penal, tema que percorre a esfera educacional, uma pesquisa divulgada recentemente pelo movimento Todos Pela Educação (TPE) trouxe dados relevantes sobre a educação brasileira nos últimos anos. Segundo o relatório, o país não atingiu quatro das cinco metas estipuladas pela ONG.

Os resultados são de 2013 e, por isso, vale ressaltar que os números são parciais, sendo analisados a cada ano. A conclusão final será em 2022. A seguir o detalhamento das metas:

Meta 5 - Investimento na educação e melhora na gestão de recursos

A única meta atingida foi a 5, que privilegia o investimento na educação e melhora na gestão de recursos. Em 2013, o dinheiro destinado para a área registrou 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB), com um aumento de 0,6% acima do valor determinado.  

Meta 4 – Conclusão da etapa final da educação básica

Em 2013, apenas 54,3% estudantes conseguiram concluir a fase final da educação básica com a idade apropriada. O objetivo da ONG era que 63,7% os alunos terminassem essa etapa escolar ainda no início da adolescência. No ensino fundamental, a meta proposta era que 84% dos alunos com até 16 anos concluíssem o estudo, no entanto, os números somaram 71,7%.

Meta 3 – Aprendizado de Português e Matemática para os alunos do 3º ano do ensino médio.

Os aprendizados de Português e Matemática não foram satisfatórios para a maioria dos estudantes do 3º ano do ensino médio. Apenas 9,3% desses alunos conseguiram assimilar de modo adequado o ensino de Matemática e 27,2% em Português. A meta era de 28,3% e 39%, respectivamente.

Sabe-se que as crianças, jovens e adultos estudantes passam grande parte do seu dia na escola e precisam ter uma educação de qualidade.

Meta 2 – “Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos”

O TPE esclareceu que esta meta não pode ser avaliada em 2013, visto que dependia dos indicadores de qualidade da alfabetização que ainda não foram divulgados. No entanto, em 2012 os números não foram nada animadores.

Meta 1 – Jovem de 4 a 17 anos na escola

Esta meta não atingida é a menos preocupante de todas, uma vez que o Brasil esteve perto de chegar ao objetivo. O relatório revelou que em 2013, 93,6% da população entre 4 e 17 anos estavam matriculadas na educação básica. O desafio para o ano era somar 95,4%.

Revolução no ensino

Estes dados reafirmam mais uma vez a urgência de se colocar em prática as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que almejam uma revolução no ensino. Sabe-se que as crianças, jovens e adultos estudantes passam grande parte do seu dia na escola e precisam ter uma educação de qualidade.

Ao final, é importante destacar que os números da pesquisa feita pelo movimento Todos pela Educação são preocupantes. Mas, vale reforçar que existem diferentes esforços coletivos e individuais feitos no Brasil que são excelentes exemplos de que podemos ter um ensino público de qualidade que constroi trajetórias educacionais de sucesso.

 



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões