Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Oásis

Lago surge no deserto do Saara.

A  A  A     

04/08/2014 · atualizado em 04/08/2014

Um oásis no meio do deserto. Esta frase serve para representar um “fenômeno” que está intrigando um grupo de cientistas. Recentemente, surgiu na região do deserto do Saara um lago de aproximadamente 1 hectare e 18 metros de profundidade.

O surgimento do inesperado e misterioso lago foi na Tunísia, mais especificamente a 25 km da cidade de Gafsa. Segundo o jornal britânico The Guardian, o lago apareceu em uma localidade tipicamente desértica, com grande concentração de areia, cascalhos e rochas.

A presença do “novo lago” está agradando os moradores de Gafsa que, diariamente, aproveitam para se refrescar nas águas, uma vez que a temperatura ambiente atinge 40 graus. As mulheres ficam distantes deste banho, uma vez que a cultura islâmica não permite este tipo de exposição feminina.

Os geólogos analisaram o fato e sugeriram que o “novo lago” pode ter emergido em consequência de um abalo sísmico que abriu uma brecha no canal rochoso. A água impactada pela pressão pode ter subido de algum lençol subterrâneo.

Inicialmente, a água era clara, no entanto, gradualmente espécies de algas foram se multiplicando e o lago que era transparente passou a ter a cor esverdeada. Os cientistas observaram que essa mudança de cor indica a não renovação da água e por isso, acreditam que o espaço pelo qual ela passou já foi fechado.

Os perigos


Os geólogos orientaram a população de Gafsa contra os perigos do banho no lago. A primeira preocupação é referente as condições da água que pode estar contaminada. A cidade é um centro de mineração de fosfato que acontece em depósitos radiativos e, deste modo, a água  pode conter componentes radioativos.

Os geólogos analisaram o fato e sugeriram que o “novo lago” pode ter emergido em consequência de um abalo sísmico.



A água parada também fomenta microrganismos patogênicos que são prejudiciais a saúde e causam doenças infecciosas. Outro alerta é a possível ocorrência de mais um abalo sísmico que pode ser de grande intensidade e assim, afogar e arrastar os banhistas.

Hidrosfera

Toda água encontrada na superfície ou subsolo do nosso planeta forma a hidrosfera. Os oceanos, geleiras, mares, rios, lençóis freáticos e lagos são alguns exemplos.

Os lagos se concentram em acidentes geográficos em forma de depressão. Eles não secam, têm profundidade e tamanhos variados e a água pode ser derivada dos rios, geleiras, chuva ou de uma nascente própria. De acordo com os pesquisadores, os lagos podem ser classificados da seguinte forma:

Origem glacial – surgem das geleiras.
Origem marinha – emergiram dos antigos mares.
Origem tectônica – surgem a partir de dobramentos e falhas no relevo.
Origem vulcânica – águas que se concentram nas antigas crateras de vulcões extintos.

A Geografia é o estudo dos eventos naturais e humanos, ou seja, das características da superfície, do clima e da vegetação do planeta Terra. É responsável por investigar a ocupação do planeta pelo homem. O surgimento do lago no deserto de Saara reforça o entendimento de que a Geografia é uma ciência que está em constante movimento e por isso ainda tem inúmeras descobertas para analisar.
 



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões