Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Nutrição

Pesquisa da OMS afirma que as frutas e hortaliças não são frequentes no cardápio dos brasileiros.

A  A  A     

10/04/2015

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxe dados relevantes sobre a alimentação dos brasileiros. Segundo os resultados das entrevistas, as frutas e hortaliças não fazem parte do cardápio da maioria da população.

O estudo da OMS, feito nas capitais, afirmou que apenas um de cada quatro brasileiros consome com frequência frutas e hortaliças, ou seja, somente 24,1%. De acordo com a investigação, as mulheres comem mais estes alimentos - 28,2% -, superando os homens - 19,3% - que têm hábitos menos saudáveis.  Os primeiros da lista que seguem as recomendações da OMS sobre comer frutas e hortaliças são os moradores de Florianópolis, já, os habitantes de Belém são os que menos comem.

Carnes e refrigerantes

Outro alerta da pesquisa é que a carne gordurosa é consumida em excesso aqui no Brasil, uma vez que 29,4% dos entrevistados assumiram que exageram na hora de saborear o churrasco ou um bife com aquela gordurinha. Os moradores de Cuiabá são os que mais comem este tipo de carne, somando 43,7% dos entrevistados, e os que menos consomem estão em Salvador, com 21,1%.

O consumo de refrigerante diminuiu 20% nos últimos seis anos, mas, independente deste resultado ainda tem gente ultrapassando os limites, visto que 20,8% dos entrevistados disseram que bebem refrigerantes cinco ou mais vezes por semana.

O alimento mais consumido no Brasil é o feijão.

Arthur Chioro, ministro da Saúde, enfatizou “que as doenças infectocontagiosas não são mais a principal causa de mortes no Brasil, e sim as crônico-degenerativas, responsáveis por dois terços dos óbitos. Essas doenças, disse o ministro, têm fortíssima ligação com a alimentação saudável.”

Feijão é o mais consumido

Não é o arroz, nem o peixe e muito menos a carne. O alimento mais consumido no Brasil é o feijão. A OMS divulgou que 66% dos brasileiros comem a semente quase todos os dias da semana e este resultado é extremamente positivo.

O feijão é do reino plantae e pertence ao gênero phaseolus. Segundo os historiadores, ele é um dos alimentos mais antigos do mundo, sendo cultivado no Egito Antigo e na Grécia. Afirma-se que o feijão era um dos pratos favoritos dos guerreiros troianos.

O valor nutritivo do feijão é inquestionável. Rico em cálcio, ferro, fósforo, fibra e potássio, a semente é a base para o preparo da feijoada ou saladas.  Existem diferentes tipos de feijões, agradando os mais variados paladares, entre eles o carioca, preto, branco, azuki, vermelho,  manteiga e fradinho.  

Você já pagou para pensar o que anda comendo?

Este estudo da OMS propõe esta reflexão.  Suas refeições são importantes e precisam ser feitas com qualidade e por isso, não pense que comer bem se resume as questões estéticas. Uma boa alimentação está associada à saúde do organismo e também a qualidade de vida.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões