Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Nepal

Terremoto de 7.8 graus na escala Ritcher atingiu o país.

A  A  A     

28/04/2015

Dois fortes terremotos de magnitude 7.8 e 6.7 graus na escala Ritcher atingiram o Nepal no último final de semana. O tremor destruiu as cidades de Katmandu, capital do país, e Pkhara, ferindo e matando centenas de pessoas.

O terremoto de escala 7.8 durou aproximadamente dois minutos e foi considerado o pior da história do país. De acordo com as autoridades locais, a situação é complicada, uma vez que falta água, comida e a comunicação está precária. Um dos símbolos da capital, a torre Dharahara, foi destruída por causa da força dos abalos.

As equipes de resgates estão trabalhando intensamente e diversos países estão enviando remédios, comida e profissionais para auxiliar nas buscas. A China enviou para o Nepal 60 homens de suas forças de emergência e a Austrália encaminhou um especialista em resgate nos ambientes urbanos.

Um dos símbolos da capital, a torre Dharahara, foi destruída por causa da força dos abalos.

A população e os turistas que estão no Nepal ficaram assustados e tentam de diferentes formas sair do país. Este terremoto também foi sentido em Bangladesh, China, Índia e Paquistão. No Monte Everest, o abalo provocou uma avalanche que resultou no desaparecimento de alguns alpinistas.

Nepal

O Nepal é um país asiático e está localizado na Cordilheira do Himalaia entre a China e a Índia. O hinduísmo e o budismo são as principais religiões do país, que tem em média 29,3 milhões de habitantes.

Grande parte da população trabalha em áreas rurais, no entanto, é o turismo que movimenta a economia. Um dos principais destinos dos visitantes é a cidade de Lumbini, onde nasceu Buda.

O analfabetismo, a falta de saneamento ambiental e a mortalidade infantil são alguns dos problemas enfrentados pelos nepaleses. O país participa de organizações como o FMI, Banco Mundial e ONU.

Relembrando... Escala Richter

A Escala Richter foi criada, em 1935, pelo sismólogo norte-americano Charles F. Richter. A medida verifica a magnitude dos terremotos, isto é, quantifica a energia liberada no foco do abalo sísmico.

As dimensões da escala são da seguinte forma:

Pequeno – Menores que 3,5 graus e quase não são percebidos;

Ligeiro ou Moderado – Entre 3,5 a 5,4 graus e são sentidos, no entanto, os danos são raros;

Moderado – Entre 5,5 a 6 graus causam pequenos danos em prédios com estrutura irregular.

Forte – Entre 6,1 a 6,9 graus causam impactos de destruição em áreas de até 100 quilômetros de raio;

Importante – Entre 8 a 8,5 graus são intensos e fortes, fomentando grande destruição e desabamentos.

Excepcional – Entre 9 a 9,9 graus devastam zonas num raio de milhares de quilômetros;

Extremo – O tremor de 10,0 graus na Escola Richter nunca foi registrado.

Infelizmente, mesmo com o avanço científico, os impactos de um terremoto são imprevisíveis e causam destruição e mortes.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões