Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Muro de Berlim

Os 25 anos da queda do ícone da Guerra Fria.

A  A  A     

07/11/2014

A queda do muro de Berlim completa 25 anos  e até hoje todos os fatos que nortearam a sua construção inquietam a sociedade. Logo após a Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, a Alemanha foi fragmentada e passou a ser governada pela Grã-Bretanha, Estados Unidos, França e União Soviética. 

Os Estados Unidos e a União Soviética eram os países que mais se destacaram nesta nova divisão do território alemão e, por isso, passaram a polarizar inúmeros conflitos que culminaram na Guerra Fria. Em linhas gerais, pode-se afirmar que os principais impasses entre as duas nações eram norteados por questões políticas e econômicas.
 

Em 13 agosto de 1961, um gigantesco muro foi erguido em Berlim, capital alemã, separando o país e muitas famílias.

Os norte-americanos, junto à dupla Grã-Bretanha e a França, integraram a Alemanha Ocidental, ou seja, o bloco capitalista. Por outro lado, a Alemanha Oriental, que defendia o socialismo, era liderada pela extinta União Soviética.

Nos anos 60, o desempenho econômico da Alemanha capitalista era bastante significativo, o que fomentou uma grande evasão dos alemães do lado oriental. Devido a este cenário, as autoridades socialistas exigiram a construção de um muro que separou efetivamente as duas Alemanhas.

O muro


Em 13 agosto de 1961, um gigantesco muro foi erguido em Berlim, capital alemã, separando o país e muitas famílias. A construção feita da noite para o dia possuía as seguintes características:

- Aproximadamente 155 quilômetros;
- 150 toneladas de arame farpado;
- Mais de 120 redes eletrificadas;
- 302 torres de observação.

A construção dividiu algumas ruas e até o metrô. O desespero da população era tão grande que mais de 100 pessoas morreram ao tentar atravessar a grande barreira, ao longo dos seus 28 anos.

Este foi um período de muitas crises, repressões e manifestações políticas na Alemanha Oriental. O grupo socialista, que exigia uma qualidade de vida melhor, adotou o lema Wir sind das Volk, que significa “nós somos o povo”.

Em 09 de novembro de 1989, depois de anos com muitos conflitos e diálogos, os blocos ocidental e oriental decidiram derrubar o muro e adotar um único sistema econômico, dando fim à divisão. A queda do muro marcou a nova fase da Alemanha que aos poucos foi sendo reintegrada.

País reconstruído

A história da Alemanha é marcada por capítulos negativos, entre eles, a propagação do nazismo e a construção do muro de Berlim. Atualmente, a Alemanha é um país reconstruído,  sem divisões territoriais e com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito elevado.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões