Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados. 2 vezes por semana no ar!

Sistema solar

Estudo indica que parte da água do planeta pode ser mais antiga que o Sol.

A  A  A     

30/09/2014 09:21

Uma nova descoberta feita por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, trouxe informações relevantes sobre o sistema solar. A pesquisa divulgada na revista norte-america Science relatou que a existência da água pode ser mais antiga do que se pensava.



O estudo identificou indícios de que a metade da água do planeta surgiu bem antes Sol. Em linhas gerais, a investigação concluiu que entre 30% e 50% da água que utilizamos tem aproximadamente mais de 1 milhão de anos a mais que a estrela.

Estes resultados direcionam os cientistas para outros estudos que se concentram em desvendar a vida fora da nossa galáxia. Segundo os pesquisadores, esta descoberta reforça a hipótese da existência de vida fora da Via Láctea, uma vez que a água  é essencial para o desenvolvimento dela.

A investigação concluiu que entre 30% e 50% da água que utilizamos tem aproximadamente mais de 1 milhão de anos.



Tim Harries, um dos autores da pesquisa, ressaltou que "determinando agora a parte antiga da procedência da água na Terra, podemos ver que o processo de formação de nosso Sistema Solar não foi único e que, portanto, os exoplanetas podem se formar nesses ambientes onde a água é abundante.”

Exoplanetas

Os planetas que orbitam outra estrela que não seja o Sol são denominados exoplanetas ou planeta extra-solar. Em 1889, o primeiro exoplaneta foi descoberto e ao longo dos anos mais de mil deles foram encontrados, entre o exemplos, o Kepler 10-B, HAT-P-1 b, CoRoT-7b e Gliese 1214b.

Relembrando...  Sistema solar

O sistema solar é formado por asteroides, conetas, planetas e satélites naturais que estão interligados ao Sol através da gravidade. Os gases e as poeiras interplanetárias, também, compõem o sistema que fica localizado na Via Láctea.

De acordo com a União Astronômica Internacional, os planetas são corpos celestes que estão em órbita ao redor do Sol e têm forma determinada pelo equilíbrio hidrostático (arredondada), resultante do fato de que sua força de gravidade supera as forças de coesão dos materiais que o constituem.

Em 2006, Plutão foi rebaixado para a categoria de planeta anão. Deste modo, os oito planetas são:  Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Outras pesquisas

A descoberta dos pesquisadores da Universidade de Exeter indica que os especialistas estão empenhados em estudar cada vez com mais detalhes o espaço. Sendo assim, vale a pena ficar atento e observar quais serão as próximas novidades do sistema solar.



O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar