Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Lapônia

A região da cultura natalina e fenômenos naturais.

A  A  A     

01/12/2014 · atualizado em 04/11/2019

O mês de dezembro começou e junto com ele são retomados inúmeros  ícones natalinos, entre eles as árvores de Natal, o presépio e o Papai Noel. Extremamente carismática, a figura do bom velhinho conquista adultos e crianças que se deixam envolver pela atmosfera das celebrações de fim de ano. E você, conhece a Lapônia, a terra do Papai Noel?



Localização geográfica

A Lapônia fica localizada ao norte do continente europeu e se concentra, principalmente, no Círculo Polar Ártico nas regiões da Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia. Estes territórios são  bem gelados, atingindo temperaturas de -45ºC no inverno e apenas 15ºC  no verão.

Vegetação

Muitos especialistas em turismo afirmam que a região é a terra dos sonhos e encantos. Nela é possível encontrar o solo formado por camadas de gelo, a vegetação de plantas coníferas e a fauna que reúne animais não muito típicos no Brasil, como exemplo os alces e renas.

Vale lembrar que as coníferas são árvores ou arbustos que têm folhas verdes, pontiagudas e frutos que se assemelham ao formato de um cone.  Essas plantas possuem mais de 500 espécies e o pinus elliottii e as sequoias são algumas das árvores que pertencem a este Filo Coniferophyta.

A terra do Pai Natal

A parte mais plana da Lapônia está situada na Finlândia e este lado é o mais famoso por causa da forte cultura natalina. Lá, é natal o ano todo e por isso, a região recebeu o apelido de “terra do Papai Noel”.

É na desenvolvida cidade de Rovaniemi que fica a casa do Papai Noel ou Pai Natal, como é chamado na região.  A cidade tem como sua principal fonte de renda o turismo temático e, por isso, os hotéis e os passeios fazem alusão ao Natal.

A lenda

A lenda do Papai Noel é inspirada em diversas histórias, entre elas na vida de Nicolau, um  homem bondoso que distribuía presentes para os mais necessitados. Esta é uma das versões mais propagadas sobre a vida do bom velhinho, que ganhou roupas vermelhas na década de 30 depois que uma famosa marca de refrigerantes o vestiu desta cor para uma campanha publicitária.

Fenômenos naturais

A Lapônia não é apenas conhecida por ser a terra do Papai Noel, mas também porque lá ocorre um belíssimo fenômeno natural com o nome de aurora boreal. A aurora boreal é um fenômeno do espaço polar e ocorre por um choque produzido por partículas de vento solar no perímetro magnético terrestre. É comum que aconteça entre os períodos que vão de setembro a outubro e de março a abril.

É verdadeiramente um espetáculo de luzes coloridas e brilhantes que estão sempre alinhadas ao campo magnético terrestre. Foi o astrônomo Galileu Galilei que deu este nome em referência à deusa romana Aurora e seu filho Boreas. Além do planeta Terra, a aurora boreal acontece em  Júpiter, Saturno e Marte.

A magia

O Papai Noel é um ícone tão amigável que aqui no Brasil ganhou uma versão bastante tropical. Em algumas casas, lojas e shoppings brasileiros ele aparece de bermuda, chinelo e camiseta florida por causa do calor. No entanto, independente da roupa esta figura natalina representa o bem, a esperança e toda a magia que norteia as festas que encerram o ano.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões