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Ideb 2013

Pesquisa analisa a educação brasileira.

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08/09/2014 · atualizado em 08/09/2014

As dúvidas em torno da educação no Brasil são sempre pertinentes, incomodando os especialistas e, também, os responsáveis pelos alunos. Fala-se muito das escolas de tempo integral, da formação continuada de professores e da reestruturação do currículo básico.



Buscando responder algumas destas questões, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2013. A pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tem como finalidade inferir sobre a qualidade do aprendizado brasileiro, dando ênfase aos segmentos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. O indicador avalia também a infraestrutura de mais de 100 mil escolas do país.

O ranking

Para facilitar o entendimento do estudo, o Inep divulga os resultados de Ideb em forma de ranking baseado sempre em uma média estabelecida, possibilitando, assim, a obervação do desempenho de cada estado. Para o ano de 2013, o MEC estabeleceu a média de 3.3 e 11 estados foram avaliados acima deste valor.

São Paulo foi o estado que conquistou o primeiro lugar na lista referente ao ensino médio total – público e privado -, com média de 4.1. Na sequência aparecem Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina, todos com 4.0 na média nacional. Estes ocupam as cinco primeiras posições do ranking.

O Inep divulga os resultados de Ideb em forma de ranking baseado sempre em uma média estabelecida.



Na outra ponta de tabela estão os estados que registraram as cinco memores notas do ensino médio total do Brasil. Entre eles, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, obtendo 3.0 de média e Pará, com 2.9.

Sobre as notas da primeira etapa do ensino fundamental, vale observar que no geral elas foram positivas e apresentaram melhor desempenho do que a segunda etapa do fundamental e ensino médio. Segundo Ilona Becskeházy, mestre e consultora em educação, “de maneira geral, o Brasil está se organizando no ensino primário. Depois disso, no segundo ciclo, quando se exige mais sofisticação, professores mais preparados.”

As metas fixadas pelo MEC são progressivas, ou seja, a cada nova edição do Idep novos números são determinados. Para 2021, o governo declarou que os índices terão uma variação de 4.2 até 5.6, de acordo com o estado.

Dia internacional da alfabetização

Na semana em que se comemora o dia internacional da alfabetização – 8 de setembro – fica notório que o Brasil precisa avançar nas práticas e debates educacionais. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o objetivo da data é disseminar a importância social da leitura e da escrita. De acordo com ONU, atualmente, mais de 700 milhões de adultos no mundo não sabem ler, escrever ou contar.

Ao final, é relevante enfatizar que reestruturar e qualificar efetivamente o ensino do Brasil não é um trabalho fácil e exigirá ações conjuntas de diversos setores da sociedade. Ou seja, práticas consolidadas e fundamentadas no tripé políticas públicas, escola e família.



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