Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados. 2 vezes por semana no ar!

Impactos da natureza

Número de refugiados por causa dos desastres naturais supera os que fogem por causa da violência.

A  A  A     

19/09/2014 05:09 atualizado em 19/09/2014 05:16

Os desastres naturais causam devastação no lugar em que acontecem. O Conselho Norueguês para Refugiados trouxe dados sobre os impactos que estes eventos causam na vida das pessoas que moram nestas regiões.

De acordo com o Observatório de Deslocamento Interno (IDMC), os desastres naturais ocorridos em 2013 fomentaram o aumento de refugiados, contabilizando o número três vezes maior do que os que fogem por causa dos conflitos armados. A pesquisa identificou que aproximadamente 22 milhões de pessoas passaram por esta situação no ano passado.

Entre os fenômenos naturais que podem resultar em um desastre estão os furações, terremotos, erupção de vulcões e tsunamis.



O resultado do relatório é significativo, uma vez que indica um cenário diferente do que é suposto pelo senso comum. Em linhas gerais, essas informações demonstram que não são as guerras e as outras situações de violência que mobilizam a maior evasão das populações e sim, os problemas causados pela seca, enchentes e terremotos, por exemplo.

O continente asiático foi o mais afetado, segundo as investigações, com o índice de 19 milhões de deslocados. Estes dados alertam para a vulnerabilidade dessas pessoas e a necessidade eminente de ajudá-las. 

Fenômenos da natureza

Os desastres naturais, como o nome já indica, são fenômenos da natureza. Em tempos dos crescentes problemas ambientais, as condições atmosféricas interferem, consideravelmente, nestas catástrofes, entretanto, os movimentos internos da terra, também, têm influência.

Entre os fenômenos naturais que podem resultar em um desastre estão os furações, terremotos, erupção de vulcões e tsunamis.

Furação – Tempestade de vento que pode atingir 2.000 quilômetros de diâmetro.

Terremotos – Abalos sísmicos que ocorrem na superfície terrestre.

Vulcões – Abertura montanhosa da crosta terrestre por onde saem cinzas, gases, magma e poeira.

Tsunamis – Ondas gigantes, com grande concentração de energia, que ocorrem nos oceanos e podem atingir a terra.

Defesa civil

A defesa civil é o conjunto de medidas que tem como finalidade prevenir e reduzir as consequências dos desastres. As ações desenvolvidas por ela possuem características assistênciais, preventivas, de socorro e recuperativas.

 – Para evitar deslizamentos, a defesa civil orienta que os moradores não desmatem as raízes do solo e evitem cortes e aterros nas encostas.

 – No caso de estiagem a economia de água é fundamental.

 – Nos países com grande incidência de terremotos deixar um kit de emergência por perto é essencial.

Infelizmente, mesmo com o avanço científico, estes desastres podem ser imprevisíveis, provocando a perda de casas e  mortes de muitas pessoas.
 



O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar