Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados. 2 vezes por semana no ar!

Evolução humana

Pesquisa afirma que humanos e neandertais coexistiram.

A  A  A     

22/08/2014 04:10

Um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, trouxe nossas considerações sobre a história e desenvolvimento humanidade.

De acordo com a investigação, o homem neandertal coexistiu com a espécie humana, ou seja, a subespécie do homo sapiens existiu, simultaneamente, com os humanos. A pesquisa afirma que a extinção dos neandertais não aconteceu de forma repentina e rápida e sim, por uma sucessão gradual e distinta em cada continente.

Para chegar a este resultado, os cientistas analisaram 40 amostras de sítios arqueológicos. A análise feita com o método carbono-14 potencializou a precisão das datas, permitindo a identificação desta nova cronologia.

Esta análise identificou que na Europa, durante os anos de 2.600 e 5.400, os neandertais foram contemporâneos aos humanos assim, a sua extinção, no continente europeu, ocorreu por volta de 40 mil anos. Isto é, menos do que se estimava.

Para chegar a este resultado, os cientistas analisaram 40 amostras de sítios arqueológicos.



“Mosaico de povoações”. Esta é a definição dada pelos pesquisadores para definir a Europa neste período de transição entre o paleolítico médio e superior. O foco dos cientistas, agora, é descobrir se houve trocas culturais e genéticas entre eles.

Homo neanderthalensis

A História confirma que o homem moderno é uma evolução do extinto Homo neanderthalensis.  Os primeiros fósseis foram descobertos na Europa, em 1856. O nome neandertal foi dado por causa da localização geográfica dos primeiros artefatos arqueológicos no vale do Neander, na Alemanha.

Eles são considerados uma das espécies mais carnívoras da evolução humana. A caça de animais, como o cavalo e gado selvagem, faziam parte da alimentação. Entre as suas principais características físicas estão:

 – Rosto saliente;
 – Ossos faciais angulares;
 – Nariz curto, largo e grande;
 – Corpo baixo e achatado, com aproximadamente 1,65 de altura;
 – Corpo com pelos e músculos
 – Cérebro grande.

Afirma-se que a evolução humana tem várias etapas que culimou no homem moderno. No processo de desenvolvimento destacam-se os primatas, hominoides, hominídeos, homo habilis, homo erectus, homem neandertal e o homo sapiens.

A evolução em questão

A pesquisa da Universidade de Oxford casou controvérsias entre alguns pesquisadores da área.  Para o arqueológico português João Zilhão, da Universidade de Barcelona, na Espanha, essa troca cultural com os humanos não existiu, uma vez que os neandertais foram capazes de consolidar sua cultura sozinhos.

Todos esses debates e pesquisas em torno da evolução humana são de extrema relevância. A possibilidade de contemporaneidade entre os neandertais e os humanos é uma hipótese real e que enriquecerá ainda mais o que já sabemos sobre o homem moderno.
 



O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar