Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Saúde e Educação

Dormir bem ajuda no desempenho acadêmico.

A  A  A     

30/06/2014 · atualizado em 30/06/2014

Dormir de forma tranquila e sem se preocupar com o despertador é o desejo de muitas pessoas que têm rotinas intensas com trabalho, estudo e responsabilidades domésticas.
Entretanto, para muitas pessoas dormir bem é considerado um luxo, uma vez que ações cotidianas as impedem de deitar cedo e exigem o despertar antes do desejado.

As Etapas do Sono

A importância de dormir com qualidade é sempre debatida por médicos neurologistas que enfatizam que o sono é dividido em dois estágios o REM (Movimento Rápido dos Olhos) e NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos) que possuem diferentes fases.

Cada fase dura aproximadamente 100 minutos, perpassando pela leve sonolência, relaxamento dos músculos, queda da temperatura corporal até chegar ao descanso profundo com a baixa atividade neurológica.

Assim sendo, quantas horas devemos dormir? Os médicos ressaltam que o tempo do sono é diferente em cada indivíduo, ou seja, 5 horas dormindo podem ser suficientes para uma pessoa e para outra não. Mas, no Brasil é comum que as pessoas adultas durmam entre 6 e 8 horas por noite.



Perder uma noite de sono não prejudica a saúde, no entanto, quando o fato é recorrente e se observa a dificuldade de dormir é preciso recorrer a um médico porque a relação do sono com a qualidade de vida é bastante estreita. A constante irritação, a sensação de esgotamento, sonolência e oscilação emocional são comuns em pessoas que dormem mal.

Por outro lado, quando se dorme satisfatoriamente e com regularidade inúmeros benefícios são contabilizados, entre eles, o fortalecimento da memória, o combate à hipertensão, a prevenção da depressão, a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e a melhora no desempenho profissional. Em suma, dormir bem é ótimo para a saúde e para a carreira.

Resultados de Pesquisas


Um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Ghent e Leuven, na Bélgica, corrobora as considerações acima, visto que concluiu que estudantes universitários que dormem mais conseguem as melhores notas. Para chegar a este resultado, foram entrevistados mais de 600 alunos dos primeiros semestres.

Estudantes universitários que dormem mais conseguem as melhores notas.



De acordo com o pesquisador Stijn Baert, “a absorção de novos conhecimentos está integrada na base de conhecimento existente enquanto dormimos. Dormir ao menos 7 horas é essencial para alcançar essa etapa do sono e para consolidar o que foi estudado durante o dia.”

Outro fato interessante é que especialistas afirmam que o sono da beleza realmente existe. Nos Estados Unidos, a Universidade Hospital Case Medical Centre de Ohio, analisou a correlação sono e beleza, mais especificadamente, sono e células da pele. A investigação identificou que as células da pele passam por um processo de recuperação enquanto dormimos e isso ajuda no descanso da pele, evitando o maior desenvolvimento dos sinais de idade.

O Sono na Mitologia Grega

São tantas as considerações em torno do dormir bem que algumas são até mitos e influenciam a nossa imaginação. A expressão popular “nos braços de Morfeu” surgiu por causa da mitologia grega. Segundo os gregos, Morfeu, conhecido como o deus dos sonhos noturnos, é filho do deus do sono Hipnos e de Nyx, a deusa da noite.

Para ajudar a ter um sono tranquilo evite cafeína à noite e faça refeições leves. Ao final, é importante compreender que dormir bem é fundamental, saudável e relaxante.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões