DISCIPLINAS

Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados, três vezes por semana no ar!

Educação

Especialistas incentivam o ensino da linguagem de programação nas escolas.

A  A  A     

24/11/2014 · 09:56 · atualizado em 24/11/2014 10:25

Durante anos, a humanidade percorreu inúmeras trajetórias de ordem política, econômica, social e tecnológica. Esse processo percorrido com ênfase desde o início do século XVII  interferiu e interfere até hoje na dinâmica da sociedade. Ao relembrar essas mudanças é importante citar a Revolução Industrial que modificou as relações de trabalho, econômicas e consequentemente as relações sociais.

Tendo como base as técnicas implantadas na Revolução Industrial podemos observar que nos últimos cinquenta anos surgiram diferentes formas de obter informação, ensinar e aprender. As tecnologias proporcionaram mudanças na elaboração do currículo técnico, teórico e administrativo das escolas e universidades. Essas mudanças influenciam tanto na produção do conhecimento quanto na sua forma de transmissão.

Mediante esse contexto, alguns especialistas em Educação estão repensando o currículo escolar, privilegiando o estudo de Programação somado às matérias básicas – Português, Matemática, História, Geografia, Física e Química.

Mônica Araújo, especialista em tecnologia, enfatiza que o ensino da linguagem de programação nos colégios auxiliará na compreensão de exercícios e atividades de outras disciplinas. Para ela, “ensinar álgebra pura para essa garotada de hoje já não faz sentido. Eles têm outro tipo de interação com a informação e o conhecimento.”

Especialistas em Educação estão repensando o currículo escolar, privilegiando o estudo de Programação somado às matérias básicas – Português, Matemática, História, Geografia, Física e Química.

Assim como o ensino da programação ajudaria na aprendizagem de cálculos  existe, também, a ideia de impulsionar alguns alunos interessados para o mercado da tecnologia. Este campo de atuação profissional cresce massivamente por conta da cibercultura e, por isso, exige cada vez mais profissionais capacitados e atualizados.

 

O que é programação?

Em linhas gerais, as linguagens de programação servem como o canal de comunicação entre os computadores e os usuários. Essa programação é um conjunto de instruções que possui  sequência lógica, e quando executadas em um computador geram resultados.

 

O que é cibercultura?

Pierré Lévy, pesquisador da cultura virtual contemporânea, no livro Cibercultura, conceitua  o termo  como “o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.”

A proposta destes educadores é ousada, visto que a educação brasileira tem características tradicionais e apresenta um currículo mínimo que deve ser seguido em cada disciplina. Entretanto, independente se haverá ou não reformulação curricular para incluir o estudo da Programação, vale observar que essa proposta é bastante interessante e está inserida neste atual contexto social da cibercultura.



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões