Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Arpocalipse

Poluição do ar em Pequim ultrapassou os limites recomendados.

A  A  A     

19/01/2015 · atualizado em 19/01/2015

A China, maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, enfrenta nos últimos anos problemas com a qualidade do ar. Pequim, a capital do país, atingiu, recentemente, níveis de poluição altíssimos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar da cidade chinesa ultrapassou 20 vezes o limite recomendado. Atualmente, os níveis das partículas que mais prejudicam a saúde, a PM2.5, subiram, alcançando 568 microgramas por metro cúbico.

Os moradores da cidade estão andando com máscaras para se proteger e os turistas estão impedidos de ver a paisagem da cidade nos observatórios, por causa da névoa pesada que interfere na visibilidade. Este fenômeno é considerado assustador e por isso, recebeu o nome de “arpocalipse”, ou seja, a junção das palavras ar e apocalipse.   

Um alerta de poluição amarelo, que é o terceiro mais alto que sinaliza a poluição, já foi acionado. As autoridades chinesas estão atentas e buscam alternativas para mudar este cenário. Os especialistas enfatizam que estes resultados estão associados ao crescimento econômico e isso é o alto preço que o país está pagando por ter desconsiderado as questões ambientais e de saúde da população.

Vale observar que a China não é o único país que sofre com a falta de qualidade do ar e por isso, todos os países precisam regularizar e fiscalizar as atividades das indústrias.

Os moradores da cidade estão andando com máscaras para se proteger.

Tradição e modernidade

Pequim é uma cidade que mistura tradição e modernidade. Foi capital do Império Chinês, entre os anos de 1421 e 1911, e atualmente, é uma grande metrópole.

Praça Celestial

A Praça Celestial é um dos principais pontos turísticos da capital chinesa. Foi lá, em 1989, que se reuniram por semanas mais de um milhão de pessoas. A reforma democrática, o fim da corrupção e da inflação eram algumas das motivações que levaram tantos manifestantes à praça. Infelizmente, o protesto foi marcado pela violência de militares chineses que com tanques de guerra atacaram e mataram centenas de pessoas.

Muralha da China

A belíssima Muralha da China fica localizada em Pequim. Construída por volta dos anos 220 a.C e finalizada no século XV, a edificação tem altura de 7 até 10 metros. O monumento foi levantado para proteger a China das invasões dos povos do Norte. Em 2007, recebeu o título de uma das sete novas maravilhas do mundo.

Cidade Proibida

A Cidade Proibida fica no centro antigo de Pequim e também é um ponto turístico tradicional da capital. Neste imponente palácio viveram, por quase cinco séculos, os imperadores chineses e seu pessoal doméstico. A construção é de 1406 até 1420. Hoje, funciona um museu no local.

Desta forma, fica o convite para conhecer um pouco mais da cultura chinesa e os impactos positivos e negativos do seu crescimento econômico.
 



EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões